PUB
Recheio 2024 Institucional

Saiba como viver o São João à moda do Porto

Saiba como viver o São João à moda do Porto

Chegou finalmente uma das noites mais esperadas do ano na cidade do Porto. O São João promete animar as ruas da Invicta até de madrugada e o bom tempo convida a que todos saiam de casa para fazer a festa.

Ainda que este santo popular seja celebrado noutras cidades do Norte do país, é no Porto que se vive verdadeiramente o espírito da noitada de São João. A tradicional folia faz-se nos arraiais e bailaricos, com os martelos, alho-porro e balões, o caldo verde e sardinhas assadas.

Dicas para viver o São João à moda do Porto

A noite é longa e começa bem cedo, por isso, o melhor é fazer uma boa refeição que lhe permita aguentar várias horas de farra. À semelhança do que acontece na celebração de outros santos populares em Portugal a tradição é comer sardinha assada, com os pimentos na brasa e o caldo verde.

Foto: Associação de Turismo do Porto e Norte

Para os amantes de carne não pode faltar a febra ou o entrecosto grelhados, ou ainda a típica bifana, acompanhados por um copo de cerveja. Os mais gulosos guardam espaço para as farturas, churros ou algodão doce.

Como é hábito estas iguarias ficam ao lado das zonas de diversão e este é também um dos pontos obrigatórios por onde deve passar. No Porto há carrosséis, na Rotunda da Boavista, Jardim do Cálem, Foz e Alameda das Fontainhas, a funcionar até às 6h da manhã.

A roupa e o calçado devem ser confortáveis. O São João acontece em várias ruas da cidade, por isso, prepare-se para andar muitos quilómetros. Convém também que tenha uma agasalho «à mão», uma vez que no final da noite as temperaturas costumam descer e as tradicionais orvalhadas da época fazem-se sentir.

Foto: Ágora

Nesta noite a boa disposição não deve faltar até porque tem de estar preparado para «levar» com muitas marteladas e alho-porro. Se quiser fazer parte da tradição deve munir-se com martelos e alhos-porros e entrar na brincadeira. Desde miúdos a graúdos, ninguém leva a mal.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O lançamento dos balões é outra das tradições mais antigas vividas pelos portuenses. Neste ano deve ter em consideração que só será permitido fazê-lo entre 21h45 de 23 de junho e a 1 hora de dia 24.

Foto: Miguel Nogueira / Porto.

Quem circula pelas ruas da Invicta não conseguem ficar indiferente às músicas populares. Os bailaricos acontecem em «qualquer esquina» e este ano a animação vai até ao Largo de Nevogilde, na Alameda das Fontainhas, na Praça da Corujeira, no Largo da Praia (Miragaia), no Cais das Pedras, no Largo do Cálem, no Parque de Estacionamento da Rua de Sá de Miranda (Paranhos) e no Jardim de Sarah Afonso (Ramalde).

Destaque também para os concertos, a partir das 22h, de Emanuel e Cláudia Martins & Minhotos Marotos no palco do Largo do Amor de Perdição; Miguel Araújo e Fogo Fogo, nos Jardins do Palácio de Cristal; e na Casa da Música, David Bruno e Moullinex.

A noite de São João não fica completa sem se assistir ao tão aguardado e apreciado fogo de artificio na Ponte Luís I. Os entusiastas podem esperar, a partir da meia noite, um espetáculo pirotécnico de 16 minutos acompanhado de uma seleção musical, escolhida especialmente para a ocasião.

A festa só acaba no dia seguinte e ainda pode assistir a uma das tradições mais bonitas: a Regata dos Barcos Rabelos. Nas margens do rio Douro, do Cabedelo até à Ponte Luís I, poderá acompanhar o desfilar dos barcos rabelos que apenas neste dia competem entre si. O evento tem início às 16h.

Foto: Confraria Vinho do Porto (Facebook)

Foto: Porto.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem