PUB
Junta da Galiza

Como será o Porto do futuro? Há uma chave para o crescimento que foi discutida

Como será o Porto do futuro? Há uma chave para o crescimento que foi discutida

A quinta edição do Dia da Inovação no Município, realizada no Porto Innovation Hub (PIH), focou-se na gestão inteligente de dados como chave para a melhoria contínua e informada da cidade.

O evento reuniu cerca de uma centena de dirigentes municipais para debater a cultura de inovação e a transição digital como elementos diferenciadores nas cidades e organizações, bem como a importância da inovação colaborativa e as oportunidades proporcionadas pela recolha de dados na gestão urbana.

Sob o tema “DADOS, Dados e + Dados”, a sessão contou com a participação de responsáveis de várias equipas municipais e elementos da Porto Digital, que coordena o Porto Innovation Hub.

Entre os oradores externos estiveram Miguel de Castro Neto, Dean da NOVA Information Management School; José Esteves, Dean da Porto Business School; e Ricardo Marvão, co-fundador da Beta-i.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto e vereador da Inovação e Transição Digital, destacou a importância de antecipar a transformação digital, trabalhando os dados recolhidos com segurança e contribuindo para uma cidade de futuro.

Foram discutidos temas como a gestão de dados geográficos, dados de mobilidade e Dados de Elevado Valor (HVD), que são essenciais para a gestão urbana moderna.

Os participantes também exploraram o Portal de Gestão do Município do Porto, que integra dados reais de múltiplas fontes, proporcionando uma ferramenta eficiente para a gestão da cidade.

Fotografia: DR Porto.

PUBLICIDADE

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem