Sabor do mês PD - carne

Como manter-se fresco mesmo sem usar ar condicionado

Como manter-se fresco mesmo sem usar ar condicionado

Numa altura em que Portugal enfrenta uma onda de calor, com temperaturas que ultrapassam os 40º em várias regiões do país, é fundamental saber novas formas de se sentir confortável, mesmo sem usar o ar condicionado.

A Direção-Geral da Saúde e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomendam que as pessoas procurem manter-se dentro de casa ou em locais frescos, tornando-se importante perceber como manter a habitação fresca.

Assim, procure manter as janelas abertas e persianas fechadas, de forma a permitir a circulação de ar”. As cortinas e portas também devem estar fechadas, para que seja evitada a entrada de luz solar.

A Proteção Civil recomenda também a que, durante a noite, “abra bem as janelas para que o ar circule e a casa arrefeça”.

Nas horas mais quentes do dia a Deco Proteste aconselha a que “ponha de lado as tarefas que produzem calor e vapor, ou contaminam o ar, afetando diretamente a sua qualidade e renovação”. “Cozinhar, passar a ferro, fumar e utilizar pinturas ou colas” são algumas das atividades que devem ser evitadas nos períodos de maior calor.

As lâmpadas, computadores e televisões são equipamentos que fazem aumentar a temperatura das divisões, por esse motivo aconselha-se a ligar poucos aparelhos em simultâneo.

A CNN Internacional reuniu também algumas dicas para que consiga controlar a sua temperatura corporal em casa, entre elas a ingestão de maiores quantidades de água, tomar duche de água fria, colocar um pano frio ou sacos de gelo, visto que estes pontos são áreas onde os vasos sanguíneos estão próximos da pele, ajudando a arrefecer rapidamente.

Durma em lençóis respiráveis em materiais como o algodão, pois pode ajudar a manter-se fresco durante a noite. Isto porque quanto menor a contagem de fios do algodão, mais respirável é, pois as contagens de fios mais altas têm mais tecelagem por centímetro quadrado.

Se não conseguir dormir durante a noite porque está demasiado quente e tiver oportunidade, tente dormir em algum lugar além do seu quarto. O ar quente sobe, por isso, se tiver um andar mais baixo ou uma cave em sua casa, monte lá uma área temporária de sono para experimentar temperaturas mais frescas à noite.

Caso tenha também essa possibilidade cozinhe de manhã, com um fogão lento ou ao ar livre para manter o calor do lado de fora da casa. O calor do forno pode espalhar-se por toda a sua casa, por isso mantenha o calor centralizado numa área, como um fogão lento.

Comer um gelado ou sorvete para arrefecer pode ajudar também por momentos. Contudo, não convém exagerar se no açúcar se estiver superaquecido ou com risco de superaquecimento. O açúcar aumenta o metabolismo e pode começar a sentir-se internamente quente.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem