Entre os dias 4 e 6 de dezembro, a Cultura Pop voltará a conquistar a Exponor, na segunda edição da Comic Con Portugal, na qual são esperadas mais de 33 mil pessoas.
São poucos os que não o conhecem da aclamada série da HBO, Game of Thrones, onde vestiu a pele de Khal Drogo. O ator Jason Momoa vai interpretar o papel de Aquaman no novo filme “Batman v Superman: Dawn of Justice”, com estreia marcada para 2016, mas, antes disso, vem a Portugal, para a segunda edição da Comic Con Portugal, que decorre de 4 a 6 de dezembro, na Exponor, em Matosinhos.
Trata-se do evento mais aguardado do ano por todos aqueles que não resistem à Cultura Pop, das séries televisivas norte-americanas aos ‘animes’ (famosos desenhos animados do Japão), passando, claro, pela banda desenhada, pelo cinema e pelo ‘cosplay’ (quando alguém decide vestir-se como um dos seus ídolos de uma série ou filme). Tal como confirmaram os organizadores, a maior convenção do género realizada em Portugal contará com a presença de artistas nacionais e internacionais das mais diversas áreas, que vão “partilhar as suas experiências e participar em painéis, sessões de autógrafos e Meet&Greet” (espaço exclusivo onde os fãs podem conversar com os seus atores preferidos). Haverá igualmente exposições, workshops, exibições e outras surpresas.
Mais espaço, novos conteúdos
Entre as novidades desta edição está o aumento da área da iniciativa em cerca de 10 mil metros quadrados (perfazendo, assim, uma área total de 45 mil metros quadrados), crescimento que permitirá adicionar conteúdos ao evento, nomeadamente um espaço exclusivamente dedicado ao mundo dos videojogos e outro à alimentação.
E além do ator norte-americano já mencionado, há outros convidados de luxo. Entre eles estão, por exemplo, Linden Ashby, Holland Roden e Susan Walters, da série Teen Wolf, que vão participar num painel organizado em colaboração com a House of Wolves, no dia 5 de dezembro. Da lista de destaques fazem ainda parte os artistas de Banda Desenhada Brian Azzarello e Eduardo Risso, dupla criadora da obra de sucesso mundial 100 Bullets, e Juan Díaz Canales e Rubén Pellejero, duo responsável pela nova edição de Corto Maltese, obra com grande incidência a nível nacional e cujo lançamento em Portugal está agendado para outubro. A Literatura será uma das novas áreas do certame, que receberá o norte-americano David Anthony Durham, escritor reconhecido no mundo da literatura fantástica (que venceu vários prémios com os livros Gabriel’s Story, Walk Through Darkness e Pride of Carthage) e ainda a inglesa Samantha Shannon, autora da obra The Bone Season, que foi traduzida para 28 idiomas.
Na edição inaugural da Comic Con Portugal, em dezembro de 2014, passaram pela Exponor quase 33 mil pessoas, num evento que contou com mais de 65 expositores acreditados, 218 convidados e cerca de 400 voluntários. Para este ano, a organização não espera outra coisa senão superar os números passados.
Da Califórnia para o mundo
A primeira Comic Con foi realizada em 1970, em San Diego, na Califórnia. Em 2009, o evento chegou aos 140 mil visitantes. Entretanto, galgou fronteiras, realizando-se no Japão, onde se alcançou o número recorde de 500 mil participantes.
Na Europa, é realizado em diversos países, nomeadamente no Reino Unido (nas cidades de Londres, Manchester, Midlands, Scotland e Birmingham), com 80 mil visitantes. Em França, a convenção já atraiu 220 mil pessoas, sendo a maior realizada a nível europeu e a segunda maior em termos mundiais.
Texto: Mariana Albuquerque | Fotos: Comic Con Portugal