PUB
PD - Revista Sabe Bem

“Colors of Now” em exposição no Porto

“Colors of Now” em exposição no Porto

A Galeria Fernando Santos inaugura este sábado, às 16h, e no âmbito das Inaugurações Simultâneas da Rua Miguel Bombarda, a exposição “Colors of Now” da artista sérvia Sanja Milenkovic, vencedora de dois prémios da edição 2016/17 do Prémio Arte Laguna, em Veneza (Artist in Residence e Galleries).

Em “Colors of Now”, Sanja Milenkovic trabalha “uma reflexão acerca da Natureza e dos seus conflitos entre os conceitos urbanísticos e étnicos”, explicou a galeria, em comunicado.

Uma das características da exposição individual de Milenkovic, marcada por várias paisagens, por vezes habitadas por grupos de pessoas, é a escala do espetador em relação às dimensões variadas dos quadros, o que possibilita diferentes interpretações consoante o tamanho.

“O papel da figura humana é fundamental não só para esclarecer o observador quanto à escala, mas também para ritmar a obra”, lê-se no texto de apresentação das obras.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Assim, “nas telas de grandes dimensões é possível ao observador sentir-se parte do espaço, parte da paisagem, enquanto no caso das pequenas telas, o observador assume quase o papel de voyeur que perscruta a cena onde outros se movem, como que espreitando pelo buraco da fechadura”.

Segundo a Galeria Fernando Santos, a artista sérvia seguiu as influências “de artistas tão variados como [o alemão] Martin Kippenberg ou [o norte-americano] Eric Fischl, num regresso a um certo realismo na pintura – e num regresso à pintura em si, cujo fim anunciado foi sem dúvida um exagero”.

A mostra de pintura, que ficará patente até 14 de abril na galeria portuense, integrado no quarteirão das artes de Miguel Bombarda, recebeu o prémio de Artista em Residência na última edição da distinção internacional atribuída em Veneza.

No âmbito do prémio, a entidade italiana estabeleceu parcerias com várias galerias europeias para exposições individuais de artistas selecionados pelo júri dos prémios, que já teve 12 edições.

Milenkovic nasceu em 1983 na cidade sérvia de Nis, tendo-se mudado para Milão com 18 anos, para estudar Pintura e Artes Visuais na Academia Brera. Atualmente, vive e trabalha entre Paris e Milão, depois de ter começado a expor trabalhos em 2006.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile