PUB
PD-Bairro Feliz

Coliseu do Porto revela programação para 2022

Coliseu do Porto revela programação para 2022

A programação de 2022 do Coliseu Porto Ageas foi oficialmente apresentada na passada terça-feira e terá propostas para todos, desde dança ao teatro, da ópera ao rock, do circo ao cinema.

O programa do corrente ano foi desenvolvido tendo em conta quatro eixos: “Lírico e Sinfónico”, “Descontraído”, “Parceiro” e “Músicas e outras artes”.

Já no próximo mês, março, a histórica sala de espectáculos, apresenta Mátria, uma ópera portuguesa com libreto de Eduarda Freitas e produção de Fernando Lapa. E para celebrar a Páscoa, o Requiem de Giuseppe Verdi também subirá ao palco.

Maio será o mês de celebrar o Dia da Europa, a dia 9, e Gaudeamus – Alegria para a Europa, da autoria e direcção de António Victorino d’Almeida será apresentado. No mesmo mês, mas dia 19, marca presença a primeira audição moderna da opereta Os Noivos, a assinalar o bicentenário do nascimento do compositor Francisco de Sá Noronha, numa produção do Estúdio de Ópera da ESMAE.

Na secção da música, o Coliseu do Porto recebe o espectáculo “A Voz e a Alma”, que juntará, a 14 de Abril, o fadista Hélder Moutinho e a actriz Maria João Luís a dar voz a poemas de João Monge. Os cine-concertos também estão de regresso com “Heróis do Mar”, musicado pela Orquestra Filarmónica Gafanhense, que interpreta a música original composta por Henrique Portovedo.

A peça de teatro O Lado Esquerdo, de Marta Duque Vaz, sobe a palco a 21 de Maio, e, a 11 de Junho, o pianista e compositor Filipe Raposo regressa para o solo “Obsidiana”, a segunda parte de uma trilogia que começou com “Ocre”. Há espaço ainda para AmarAmália, do coreógrafo Vasco Wellenkamp.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Voltam os Concertos Promenade 2.0, concertos de música clássica comentados, sob a direcção artística do maestro Cesário Costa. Regressa também  o ciclo “Quanto mais debates…”, uma iniciativa do ex-jornalista Marcos Cruz que acontecerá quinzenalmente, a partir de 14 de Março.

O Coliseu, por conta das parcerias que tem, recebe o Festival Dias Da Dança, o Festival Internacional de Teatro da Expressão Ibérica (FITEI) e O Meu Primeiro FITEI, o Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP), o Family Film Project, o Porto/Post/Doc, o FalaDura – Festival de Palavras Ditas, o Trengo – Festival de Circo do Porto e o Porto Cello Festival.

Destaque também para concertos de nomes como os Capitão Fausto e Moonspell, que celebram, respectivamente, 10 e 30 anos de carreira, Skunk Anansie, Simple Minds, Tindersticks, Kings of Convenience, Martinho da Vila, Lenine, Alphaville, Joe Jackson, Nininho Vaz Maia e Leon Bridges.

Nomes como Louis C.K., como a peça A Ratoeira, musicais como Chicago e ballet também sobem aos palcos. No final do ano, como já é habitual, o clássico Circo de Natal do Coliseu, que contará com uma nova companhia de artistas e diferentes disciplinas artísticas, volta a deliciar crianças e adultos.

Toda a programação é visível no site do Coliseu.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz