PUB
Recheio 2024 Institucional

Coliseu do Porto celebra os 500 anos da Circum-navegação de Fernão de Magalhães

Coliseu do Porto celebra os 500 anos da Circum-navegação de Fernão de Magalhães

A viagem musical em celebração dos 500 anos da primeira volta ao Mundo, iniciada por Fernão de Magalhães em setembro de 1519, terá lugar no próximo sábado, dia 28, pelas 21h30, no Coliseu Porto Ageas.

Conduzida pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, esta viagem musical tem como derradeiro destino o Continente Americano. “Não aquele que Fernão de Magalhães viu no século XVI, mas sim a Nova Iorque de 1892, para onde emigrou o compositor Antonín Dvořák, e cuja viagem o inspirou a criar a «Sinfonia do Novo Mundo», um hino à descoberta de novos mundos e culturas”, destaca a nota de imprensa enviada à VIVA!.

O programa do concerto contempla também uma visita ao génio do compositor espanhol Joaquín Rodrigo, cuja obra mais emblemática é o “Concerto de Aranjuez”, inspirado num passeio idílico do músico pelos jardins do Palácio Real de Aranjuez. Também será interpretada uma das suas últimas criações, “Palillos y panderetas”, onde baquetas e pandeiretas nos transportam até às margens do rio Manzanares, que atravessa Madrid.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Na guitarra estará o solista portuense João Diogo Leitão, vencedor do Prémio Jovens Músicos.

“Solista e Orquestra Metropolitana de Lisboa a remar para o mesmo lado, sempre com o Maestro Pedro Amaral ao leme de mais um grande concerto no Coliseu”, assinala a organização.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem