AQUACIN NF

Coliseu do Porto apresenta “Concertos Promenade 2.0”

Coliseu do Porto apresenta “Concertos Promenade 2.0”

Os icónicos “Concertos Promenade” regressam ao Coliseu do Porto no próximo dia 30 de maio, numa edição que vai contar com sete espetáculos até ao final do ano. A estreia da edição 2021 acontece com o conto musical “Pedro e o Lobo”, com direção artística do maestro Cesário Costa, comentários do musicólogo Jorge Castro Ribeiro e uma componente multimédia criada pela designer Sara Botelho. 

Até 19 de dezembro, o formato, destinado às famílias, apresentará “aspetos e pormenores de obras nacionais e internacionais”, como “Rhapsody in Blue”, de Gershwin, o conto “A Arca do Tesouro”, de Alice Vieira musicado por Eurico Carrapatoso, e a “Cinderela”, de Lotte Reiniger. 

Na estreia da temporada, o Coliseu do Porto revela que a narração será feita ao vivo pelo humorista e ator Bruno Nogueira e a música interpretada pela Orquestra Clássica de Espinho. 

“Pedro e o Lobo”, recorde-se, é uma história que se conta através da música composta, em 1936, por Sergei Prokofiev, e que se tornou numa das obras mais conhecidas do compositor russo. “Baseada na fábula de Esopo, foi escrita para narrador e orquestra com o objetivo pedagógico de dar a conhecer as sonoridades dos diversos instrumentos musicais”. 

De acordo com informação avançada pela sala de espetáculos portuense, cada personagem da história – o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato, o gato e os caçadores – é representada na orquestra por um instrumento diferente, mostrando, assim, “as diferenças e a riqueza sonora dos sopros, das cordas e da percussão, ao mesmo tempo que aguçam a imaginação do público”. “A música vai pontuando e alternando com a narração, colorindo cada pormenor da história até ao grande final”, completa. 

Os “Concertos Promenade” foram introduzidos em Portugal em 2005, pelo Coliseu do Porto, e atraíram, até 2014, 130 mil espectadores. Segundo o Coliseu do Porto, trata-se de um “regresso muito pedido”, cuja tradição será retomada no ano em que o espaço assinala o seu 80.º aniversário. 

Os bilhetes para os espetáculos variam entre os 6 e 14 euros. 

Concertos Promenade 2.0

30 de maio
“Pedro e o Lobo”
Orquestra Clássica de Espinho
Narração: Bruno Nogueira
Direção: Cesário Costa

20 de junho
“Uma Viagem pelas Músicas do Mundo”
Coro de Pequenos Cantores de Esposende
Direção: Helena Venda Lima

25 de julho
“O Baile”
Companhia Portuguesa de Bailado Contemporânea
Orquestra Artave
Direção: Cesário Costa

5 de setembro
“Così fan tutte” (versão reduzida da ópera de Mozart)
Orquestra Clássica do Politécnico do Porto
Direção: Cesário Costa

17 de outubro
“Cinderela e outras histórias”
Filmes de Lotte Reiniger
Piano: Filipe Raposo

28 de novembro
“Rhapsody in Blue”
Banda Sinfónica Portuguesa
Piano: Vasco Dantas
Direção: Francisco Ferreira

19 de dezembro – Dia de aniversário do Coliseu
“A Arca do Tesouro”
Orquestra Sinfónica Ensemble
Direção: Cesário Costa

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli