
Os icónicos “Concertos Promenade” regressam ao Coliseu do Porto no próximo dia 30 de maio, numa edição que vai contar com sete espetáculos até ao final do ano. A estreia da edição 2021 acontece com o conto musical “Pedro e o Lobo”, com direção artística do maestro Cesário Costa, comentários do musicólogo Jorge Castro Ribeiro e uma componente multimédia criada pela designer Sara Botelho.
Até 19 de dezembro, o formato, destinado às famílias, apresentará “aspetos e pormenores de obras nacionais e internacionais”, como “Rhapsody in Blue”, de Gershwin, o conto “A Arca do Tesouro”, de Alice Vieira musicado por Eurico Carrapatoso, e a “Cinderela”, de Lotte Reiniger.
Na estreia da temporada, o Coliseu do Porto revela que a narração será feita ao vivo pelo humorista e ator Bruno Nogueira e a música interpretada pela Orquestra Clássica de Espinho.
“Pedro e o Lobo”, recorde-se, é uma história que se conta através da música composta, em 1936, por Sergei Prokofiev, e que se tornou numa das obras mais conhecidas do compositor russo. “Baseada na fábula de Esopo, foi escrita para narrador e orquestra com o objetivo pedagógico de dar a conhecer as sonoridades dos diversos instrumentos musicais”.
De acordo com informação avançada pela sala de espetáculos portuense, cada personagem da história – o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato, o gato e os caçadores – é representada na orquestra por um instrumento diferente, mostrando, assim, “as diferenças e a riqueza sonora dos sopros, das cordas e da percussão, ao mesmo tempo que aguçam a imaginação do público”. “A música vai pontuando e alternando com a narração, colorindo cada pormenor da história até ao grande final”, completa.
Os “Concertos Promenade” foram introduzidos em Portugal em 2005, pelo Coliseu do Porto, e atraíram, até 2014, 130 mil espectadores. Segundo o Coliseu do Porto, trata-se de um “regresso muito pedido”, cuja tradição será retomada no ano em que o espaço assinala o seu 80.º aniversário.
Os bilhetes para os espetáculos variam entre os 6 e 14 euros.
Concertos Promenade 2.0
30 de maio
“Pedro e o Lobo”
Orquestra Clássica de Espinho
Narração: Bruno Nogueira
Direção: Cesário Costa
20 de junho
“Uma Viagem pelas Músicas do Mundo”
Coro de Pequenos Cantores de Esposende
Direção: Helena Venda Lima
25 de julho
“O Baile”
Companhia Portuguesa de Bailado Contemporânea
Orquestra Artave
Direção: Cesário Costa
5 de setembro
“Così fan tutte” (versão reduzida da ópera de Mozart)
Orquestra Clássica do Politécnico do Porto
Direção: Cesário Costa
17 de outubro
“Cinderela e outras histórias”
Filmes de Lotte Reiniger
Piano: Filipe Raposo
28 de novembro
“Rhapsody in Blue”
Banda Sinfónica Portuguesa
Piano: Vasco Dantas
Direção: Francisco Ferreira
19 de dezembro – Dia de aniversário do Coliseu
“A Arca do Tesouro”
Orquestra Sinfónica Ensemble
Direção: Cesário Costa