CMPorto

Colesterol: saiba como controlá-lo

Colesterol: saiba como controlá-lo

O colesterol é um tipo de gordura que é fundamental para o bom funcionamento do organismo. No entanto, ter os níveis de colesterol alto no sangue não é bom e pode até causar um aumento do risco de problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC.

O problema acontece quando o nível de colesterol aumenta na circulação sanguínea e se deposita nas paredes das artérias, dando origem a doenças cardiovasculares. Para a ajudar a evitar este cenário e a conseguir controlar os seus níveis de colesterol, a VIVA! tem algumas sugestões para si.

Ingestão de carnes brancas

Frango e peru, são carnes brancas e boa opções para a redução do colesterol, dado o seu baixo teor em gordura saturada.

Peixes “gordos”

Peixe, como o salmão ou as sardinhas, são ricos em mega-3 que ajudam a diminuir os níveis de mau colesterol.

Legumes

A ingestão de fibras é essencial para a redução do mau colesterol e os legumes contém bastante fibra, pelo que é aconselhado que estes acompanhem as refeições do almoço e jantar.

Frutos secos

Os frutos secos são uma excelente fonte de fibra. Favorecem o funcionamento da vesícula e, desta forma, a redução dos níveis de colesterol. São compostas por ácidos gordos insaturados, ácidos gordos oleicos e ómega-3 que permitem diminuir os níveis de colesterol total. Ingira uma mão cheia por semana.

Prática de desporto

O colesterol por si só não constitui uma condição limitadora de treino, contudo as doenças a ele relacionadas, como a hipertensão, problemas cardiovasculares, acidente vascular cerebral, entre outros, devem sim requerer um cuidado redobrado em termos de prática de exercício fisico.
A nivel do treino de resistências, os exercícios devem ser dinâmicos, envolvendo grandes grupos musculares. A intensidade baixa a moderada com frequência de 2 a 3 vezes por semana.

A evitar:

1. Fritos
2. Ovos
3. Manteiga
4. Natas
5. Carne de carneiro
6. Queijo gordo
7. Fígado
8. Mioleira

Viva! no Instagram. Siga-nos.