PUB
Recheio 2024 Institucional

Clérigos lança aplicação para pessoas com deficiências auditivas e visuais

Clérigos lança aplicação para pessoas com deficiências auditivas e visuais

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A Irmandade dos Clérigos, no Porto, apresentou esta sexta-feira a aplicação “UP Clérigos”, um projeto que permitirá às pessoas com deficiências auditivas e/ou visuais serem guiadas durante uma visita ao seu complexo, através desta  aplicação para ‘smartphone’.

Através de uma tecnologia áudio-GPS, “a aplicação será um guia que se adapta às necessidades” de cada um, afirmou João Moutinho, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que desenvolveu esta ferramenta que deverá estar disponível no complexo dos Clérigos no próximo verão.
A informação sobre os Clérigos disponibilizada no ‘smartphone’ é apresentada sobre a forma de textos e língua gestual, mas também em áudio descrição.
Depois de descarregada a aplicação, e graças a uma tecnologia que funciona através de sons audíveis emitidos por altifalantes, o visitante com incapacidades visuais, auditivas e outras recebe de imediato um “estímulo (vibração ou determinado sinal acústico no telemóvel)” e a partir daí pode iniciar um percurso.
O presidente da Irmandade, Américo Aguiar, destacou que desde o início que o seu objetivo foi “tornar os Clérigos, um edifício do século XVIII, ícone da cidade, num local inclusivo”, sendo que agora “nada será obstáculo para fazer aquilo que tem que ser feito”.
Américo Aguiar disse ainda que este projeto, cujo investimento estimou me mais de 200 mil euros, é realizado em parceria com a FEUP e com a Provedoria Municipal dos Cidadãos com Deficiência.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce