PUB
Recheio 2024 Institucional

Clérigos com programação especial de homenagem a Nasoni

Clérigos com programação especial de homenagem a Nasoni

A Irmandade dos Clérigos apresentou, esta quarta-feira, no primeiro dia da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a programação especial do “ano de comemoração da obra de Nicolau Nasoni”. O autor, considerado o “arquiteto do Porto”, foi responsável pela criação de “imponentes monumentos do Porto e Norte de Portugal como a Torre dos Clérigos e o Palácio do Freixo”.

“Caminhadas com história com o historiador Joel Cleto como guia, concertos barrocos, palestras e uma pizza de sete metros marcam a agenda”, lê-se no comunicado oficial enviado à VIVA!. “Diversos momentos culturais e uma ação de alusão às origens transalpinas”, em memória daquele que nos deixou há 250 anos, é o que os visitantes podem esperar ao longo deste ano de celebração.

A iniciativa “O Porto de Nasoni”, que contempla “um conjunto de passeios mensais com duração de meio-dia, aos fins-de-semana”, fica disponível a partir deste mês. Estes serão guiados pelo historiador e arqueólogo Joel Cleto e passarão pelos monumentos da cidade do Porto, “como a Sé e os próprios Clérigos, e também outros da região, designadamente em Lamego, onde se encontra o Chafariz do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e a capela-mor da Sé desta cidade da região de turismo do Porto e Norte de Portugal”.

O Curso Breve dedicado à vida e obra do ilustre arquiteto italiano, iniciativa do Museu e Bibliotecas do Porto, terá uma das suas sessões na Torre dos Clérigos, uma das obras-primas de Nasoni. A sessão especial acontece no dia 20 de março e será orientada por José Manuel Tedim, professor e autor de dezenas de trabalhos científicos sobre História e História da Arte.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Já o Ciclo de Concertos Barrocos, que terá lugar na Igreja dos Clérigos, representa uma “homenagem à música italiana e barroca em específico”. Os espetáculos, “contendo peças tocadas no órgão de tubos” e variados instrumentos, acontecem nos dias 13 de abril, 11 de maio, 8 de junho, 13 de julho, 14 de setembro e 5 de outubro.

O ciclo de conversa com especialistas sobre a obra e a vida do “mestre do Barroco”, “onde os interessados são convidados a conhecer mais sobre um dos nomes maiores da arquitetura europeia”, continua na programação com transmissão online.

Todas as informações, assim como as inscrições para os passeios “Porto de Nasoni” e outras atividades inseridas na programação especial, podem ser efetuadas no site oficial da Torre dos Clérigos.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem