Sabor do Mês de Junho - Peixaria (PG)

Classificação de Património Mundial no Douro será para manter

Junto ao Museu Nacional de Etnologia, que acolheu a celebração do Dia Internacional de Monumentos e Sítios, o governante encontrou uma manifestação, realizada por cerca de 20 militantes do Partido Ecologista Os Verdes e de associações de ambientalistas, em defesa da Linha do Vale do Tua e contra a barragem de Foz Tua. Em declarações aos jornalistas, Francisco José Viegas notou que “a cultura sempre tomou uma posição sobre a barragem, um parecer vinculativo que foi desrespeitado”. “Nós acabámos de chumbar a linha de alta tensão Tua-Armamar, portanto fazemos o nosso trabalho”, defendeu.
O secretário de Estado assegurou ainda que tudo será feito “para conservar o estatuto e as condições que permitam valorizar o acesso e proteção da zona [da região vinhateira], rejeitando a hipótese de a classificação vir a ser retirada pela UNESCO, a organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. “A única coisa que não admitimos é perder a classificação de Património Mundial. Isso para nós é uma bandeira e uma condição inexpugnável”, sublinhou.
Em relação à Linha do Tua, o governante afirmou existir “uma hipótese muito credível e aceitável de reconstrução que, aliás, faz parte de um dos cadernos de encargos para o desenvolvimento regional da zona”.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=062022-douradadamadeira&utm_campaign=sabordomes

Viva! no Instagram. Siga-nos.