O Cinema da Batalha está prestes a receber um novo ciclo de filmes. O ciclo em questão vai arrancar no dia 18 de maio e será uma espécie de retrospetiva à carreira do realizador Ken Loach.
No grande ecrã, serão transmitidos filmes como “Poor Cow” (1967), “Kes” (1969), “Fatherland” (1986), “The Wind that Shakes the Barley” (2006), “Looking for Eric” (2009) e “I, Daniel Blake” (2016).
Numa edição de homenagens, também o cineasta Eduardo Williams será foco das atenções. Entre os dias 22 e 31 e maio, será possível apreciar obras como “El auge del humano 3” (2023), “Parsi” (2018) ou “Que je tombe tout le temps?” (2013).
Tal como refere a Câmara do Porto, até 16 de junho, também há espaço para fazer uma retrospetiva sobre o percurso da cineasta neozelandesa Jane Campion, com a exibição de filmes como “The Piano” (1993), “Bright Star” (2009), “Holy Smoke!” (1999) e “The Power of the Dog” (2021).
Outra atividade interessante tem a ver com a maratona de filmes, que acontecerá de 4 a 5 de maio. Chama-se “The Last Movies” e fala das últimas obras vistas por alguns dos maiores ícones do cinema.
Feitas bem as contas, serão cerca de 18 horas seguidas de cinema. As cenas começam a desenrolar-se a partir das 16h30 de dia 4 e acabam às 11h de dia 5.
Este desafio de 18 horas consecutivas de cinema propõe um exercício de resistência pela noite dentro, decorrendo entre as 16h30, de 4 de maio, e as 11 horas, de 5 de maio.
Cinema ao ar livre em julho
O bom tempo está a caminho e, por isso mesmo, nada como ver um filme ao ar livre. As sessões decorrem entre 12 e 20 de julho e a entrada é gratuita. Na edição de 2024, o tema será “Uma Noite Americana”.
Por isso mesmo, o espectador será brindado com filmes como “The Night of the Hunter”, “Dog Day Afternoon”, “Buck and the Preacher”, “Near Dark”, “Risky Business” e “One from the Heart”.
Para além disso, também há oferta para os aficionados por futebol. De acordo com a Câmara do Porto, o Batalha terá dois momentos relacionados com o “Euro 2024”, em que os protagonistas são Zidane e Philippe Parreno durante um jogo entre Real Madrid e Villarreal.
Neste ciclo, também se destaca a oferta de sessões para famílias. No dia 1 de junho, por exemplo, Dia Mundial da Criança, os mais novos terão a possibilidade de fazer uma visita guiada ao espaço cultural, a partir das 11h30.
Como é possível ver, o que não falta este ano é animação no Batalha. A boa notícia é que isto foram só algumas das atividades que o centro de cinema irá acolher.
Para mais informações, pode consultar a página oficial do Batalha Centro de Cinema.