PUB
CIN - Branco Perfeito

Cientistas portugueses vencem concurso internacional para levar vida a Marte

Cientistas portugueses vencem concurso internacional para levar vida a Marte

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
São portugueses e venceram a competição da Mars One, assegurando o direito de enviar para Marte os primeiro seres vivos: sementes e plantas.

A equipa universitária Seed, formada essencialmente por jovens cientistas do Grande Porto, ganhou a votação online promovida pela fundação holandesa Mars One, batendo nove outros finalistas, de diferentes nacionalidades, e vai, agora, ter a oportunidade de provar que é possível haver vida em Marte, através da germinação de plantas em condições controladas.
Em declarações à Lusa, Daniel Carvalho, um dos participantes no projeto, reconheceu tratar-se de um momento “único”, já que “será a primeira vez que se vai levar vida a Marte”, aspeto que aumenta “a responsabilidade e preocupação” da equipa. A experiência dos jovens cientistas será enviada na missão Lander, da Mars One, em 2018, numa viagem até Marte com a duração de 10 meses, e antecipa em pelo menos dois anos o projeto da agência espacial norte-americana NASA de enviar plantas para o planeta, no âmbito do projeto Mars Plant Experiment (MPX). O projeto contempla o envio de sementes congeladas para o referido planeta. “Quando aterrar em Marte, o sistema vai ser ativado, e tanto a energia térmica como a água vão ser fornecidas às sementes de forma a possibilitar a germinação. Todo o processo de crescimento da planta será monitorizado por fotografias enviadas para a Terra via satélite”, adiantou o investigador, explicando que os resultados obtidos podem “contribuir para o desenvolvimento de sistemas de suporte de vida para futuras missões espaciais baseadas na produção de oxigénio e alimento por via das plantas”.
De referir que a Mars One é uma fundação holandesa que aspira a estabelecer a primeira base humana em Marte antes de 2030.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem