PUB
CIN - Branco Perfeito

Cientistas do IBMC descobrem novo mecanismo de controlo da divisão celular

Cientistas do IBMC descobrem novo mecanismo de controlo da divisão celular

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O trabalho, liderado por Hélder Maiato, promete “revolucionar o nosso conhecimento sobre a vida e como ela se transmite”.

Investigadores do Instituto de Biologia e Imunologia Molecular (IBMC), do Porto, descobriram um novo mecanismo de controlo da divisão celular que promete “revolucionar o nosso conhecimento sobre a vida e como ela se transmite”. Liderada por Hélder Maiato, a equipa desenvolveu um trabalho assente num “novo ponto de controlo na divisão das células”. “Todos os passos da divisão celular são sequenciais e só se inicia um novo passo se o anterior se desenrolar com sucesso. Estas transições são reguladas pelos denominados pontos de controlo, uma espécie de posto fronteiriço”, revelaram os autores.
A investigação, publicada esta sexta-feira na edição online da Science, demonstra que “a região central das células em divisão é capaz de medir a posição dos cromossomas, estabelecendo assim um novo paradigma no controlo da divisão celular”. O mecanismo descoberto representa “uma ‘régua’ que atrasa um dos últimos passos da divisão celular – a formação dos novos núcleos – para garantir que os cromossomas se distribuem corretamente entre as células filhas”. De acordo com Hélder Maiato, “perceber a divisão celular permite descodificar uma base comum essencial para a vida de todos os organismos, com fortes implicações para a saúde humana”.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz