PUB
Recheio 2024 Institucional

Ciclovias entre o Porto, Matosinhos e Gondomar concluídas em 2025

Ciclovias entre o Porto, Matosinhos e Gondomar concluídas em 2025

Apesar de ter estado apontada para 2023, a ligação entre os concelhos de Matosinhos e Gondomar ao Porto através de ciclovias só deve avançar em 2025. A informação é adiantada pelo vereador da Câmara Municipal do Porto com o pelouro do urbanismo, Pedro Baganha, citado, no Público.

Segundo o órgão de informação “a instalação da ciclovia entre Trindade, no Porto, e São Mamede de Infesta, em Matosinhos”, está prevista para janeiro de 2024 e deverá estar “concluída um ano depois”. No que diz respeito à ligação entre a Asprela e Rio Tinto o inicio é apontado para abril de 2024, sendo a conclusão esperada para maio de 2025.

Sobre a alteração de calendário destas intervenções, Pedro Baganha afirma que o atraso nos prazos se deve aos “licenciamentos e aprovações de fases de projeto”, que tiveram de “tramitar separadamente em cada município”. Diz ainda que “foi necessário constituir agrupamentos de entidades adjudicantes com os municípios de Matosinhos e Gondomar”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que o projeto com uma extensão de oito quilómetros, e um investimento de 1,7 milhões de euros, anunciado em 2021, tinha a sua conclusão prevista para novembro deste ano. A autarquia portuense avançava, na época, que o novo traçado nascia de uma candidatura conjunta das cidades do Porto e Matosinhos, no âmbito do programa Portugal Ciclável o que permite que a verba total seja financiada, em 750 mil euros, pelo Fundo Ambiental.

Foto: Filipa Brito

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz