Sabor do mês PD - peixe

Ciclo “Tratar o cancro por tu” arranca no Porto

Ciclo “Tratar o cancro por tu” arranca no Porto

O ciclo de sessões sobre literacia de cancro, intitulado “Tratar o cancro por tu”, vai passar por seis cidades portuguesas até ao final do mês de março. O arranque acontece já na próxima quinta-feira, 27 de janeiro, e terá lugar na cidade do Porto, em concreto no Teatro Rivoli.

Promovida pela Ipatimup, a iniciativa, que pretende “reintroduzir o tema do cancro na discussão pública” e, simultaneamente, “simplificar conceitos” e “alertar para o diagnóstico precoce” vai debater, nesta primeira sessão, o cancro do pulmão.

“Em cada uma das seis sessões, será abordado um cancro diferente – pulmão, mama, leucemias e linfomas, cólon, próstata e pele – e em cada uma dessas sessões irão participar alguns dos melhores especialistas em diferentes áreas médicas e cirúrgicas”, indicam os promotores, em comunicado enviado à VIVA!.

Citado na nota, o diretor do Ipatimup indica que o objetivo é “chegar às pessoas e contribuir para a literacia do cancro, procurando também humanizar a forma como olhamos para esta doença e compreendê-la num sentido mais amplo”.

A ciência tem uma linguagem demasiado hermética e técnica, pelo que é preciso aproximarmo-nos das pessoas e simplificar as explicações sobre as várias abordagens da terapia”, acrescentou Manuel Sobrinho Simões.

Além do Porto, o ciclo “Tratar o cancro por tu” vai passar pelas cidades de Braga, Coimbra, Lisboa, Vila Real e Évora. As sessões estão agendadas, respetivamente, para os dias 3 e 17 de fevereiro e 3, 17 e 31 de março.

De acordo com a informação avançada, a iniciativa não se vai restringir apenas à medicina e à ciência e contará também com destaques como uma performance especial de Pedro Abrunhosa, textos de Mário de Carvalho e Afonso Reis Cabral, um depoimento da diretora da Agência Internacional de Investigação em Cancro, Elisabete Weiderpass, e testemunhos e imagens captados por Kitato (instagrammer), Filipe Morato Gomes (blog de viagens «Alma de Viajante»), Luísa Pinto (jornalista) e Rui Barbosa Batista (escritor de viagens e blogger).

Cada sessão dará, posteriormente, origem a um podcast que estará disponível nas principais plataformas de streaming, alargando, assim, a abrangência da iniciativa.

Programa:
27 de janeiro – 17h30 – Cancro do pulmão – Porto, Teatro Rivoli Porto
03 de fevereiro – 18h30 – Cancro da mama – Braga, Auditório do Centro de Juventude
17 de fevereiro – 18h30 – Cancro da próstata – Coimbra – Convento S. Francisco
03 de março – 18h30 – Leucemias e linfomas– Lisboa, Salão Nobre Câmara Municipal
17 de março – 18h30 – Cancro do cólon – Vila Real, Auditório do Teatro Municipal
31 de março – 18h30 – Cancro da pele – Évora, Auditório da Universidade de Évora

Fotografia: Filipa Brito

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes