De 15 a 18 de fevereiro, vai ser possível assistir, na Casa da Música, a uma sessão de cinema com música tocada ao vivo. É o regresso do ciclo Invicta.Música.Filmes.
Os cine-concertos propostos na 8ª edição do Invicta.Música.Filmes incluem música nova escrita para dois filmes mudos recentemente recuperados. “J’Accuse”, um filme pacifista do cineasta francês Abel Gance, é acompanhado por uma banda sonora criada pelo seu compatriota Philippe Schoeller e interpretada em estreia nacional pela Orquestra Sinfónica (dia 15, às 18h).
No dia 18, pelas 19h30, “o Remix Ensemble e a Digitópia apresentam o desafio que a Casa da Música colocou ao compositor portuense Igor C. Silva: criar uma partitura para um filme mudo português de 1927, o policial ‘O Táxi 9297’, de Reinaldo Ferreira, jornalista mais conhecido como Repórter X”, avança a instituição portuense.
As bandas sonoras de alguns dos filmes mais conhecidos da história preenchem o concerto da Banda Sinfónica Portuguesa, incluindo música de Nino Rota, Ennio Morricone e John Williams (dia 16, às 12h).
O festival abre com “uma fascinante Viagem à Lua através da objetiva de um pioneiro do cinema francês, Georges Méliès, uma ficção científica de 1902 também ela apresentada num cine-concerto com música nova criada aqui na Casa da Música pelos membros da Digitópia” (dia 15, às 16h).