PUB
Recheio 2024 Institucional

Chuva forte deixa cinco distritos em alerta laranja

Chuva forte deixa cinco distritos em alerta laranja

Os distritos do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Aveiro vão estar esta quarta-feira, entre as 18h00 e a 00h00, sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e persistente, que poderá ser acompanhada de trovoada, informou o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), segundo o Jornal de Notícias. Já os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco e Leiria estarão sob aviso amarelo, devido à chuva, até às 3h00 de quinta-feira.

Devido à previsão de vento forte, com rajadas até 85 quilómetros por hora, em especial no litoral, e até 110 quilómetros nas terras altas, o IPMA colocou também os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga,Vila Real, Aveiro, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra sob aviso amarelo, em vigor entre as 15h00 desta quarta-feira e as 21h00 de quinta-feira.

O aviso amarelo, devido à agitação marítima, aplica-se também nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa. Segundo o Instituto prevêem-se ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros até às 06h00 de quinta-feira.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Face a estas previsões, a Câmara Municipal do Porto emitiu um comunicado onde revela as recomendações da Proteção Civil Municipal à população. De acordo com a nota divulgada, solicita-se “especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes”.

A Proteção Civil aconselha também uma “atitude preventiva e de precaução” relativamente a equipamentos móveis ou amovíveis, que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados, e recomenda “a desobstrução dos escoamentos, a redução da velocidade dos veículos e o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de cheias rápidas”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem