Junta da Galiza

Chuva e trovoada deixam Porto sob aviso laranja

Chuva e trovoada deixam Porto sob aviso laranja

Esta sexta-feira, 28 de outubro, vai ser de “chuva forte e persistente” no Porto, com possibilidade, inclusive, de existência de trovoada, o que deixa o distrito sob aviso laranja até às 15h00.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir das 15h00 passa a vigorar o aviso amarelo, que se estende até às 18h00 de sábado. Além do distrito do Porto, estão ainda sob alerta Braga e Viana do Castelo.

Tendo em conta o estado do tempo, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que “tome as devidas precauções”, solicitando especial atenção para a adoção de uma condução defensiva, a redução da velocidade dos veículos e o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de inundações rápidas.

Adicionalmente, apela ainda à “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais – como bueiros, algerozes e caleiras – e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas”.

É desaconselhada a permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores.

A Câmara do Porto, através do pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto e pelouro dos Recursos Humanos e Serviços Jurídicos e Proteção Civil, assegura que “continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas”.

Note-se que o aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli