PUB
Philips S9000

Chegou ao Norte o primeiro comboio movido a hidrogénio

Chegou ao Norte o primeiro comboio movido a hidrogénio

Na madrugada de hoje, um comboio movido a hidrogénio chegou à estação de Darque, sendo um marco significativo no transporte ferroviário em Portugal. Este projeto, financiado em 14 milhões de euros pela Clean Hydrogen Partnership da Comissão Europeia, traz uma nova abordagem ao transporte sustentável.

Segundo o Jornal Sete, o protótipo estará em exibição na estação de Darque das 5h00 às 24h00, tanto hoje quanto na sexta-feira, 5 de abril, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer de perto esta inovação.

Além disso, durante o primeiro dia, serão realizados testes dinâmicos num percurso de 130,2 km, com destino a Nine e regresso a Darque. Nos dias seguintes, o comboio seguirá até Valença e depois para Tuy, onde será guardado para posteriores análises.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Este protótipo tem como base uma unidade da frota de suburbanos da Renfe, na qual a CAF instalou um novo sistema de geração de energia proveniente de células de combustível e baterias a hidrogénio.

Lançado no início de 2021 como parte do projeto FCH2Rail, este comboio bimodal demonstra os avanços na tecnologia de Zero Emission Vehicles (ZEV), operando tanto em modo elétrico em infraestruturas equipadas com catenária quanto em modo de hidrogénio em locais sem catenária.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem