PUB
Santander Saúde

Cervejaria Clérigos

Cervejaria Clérigos

Inaugurada em agosto de 2022, a Cervejaria Clérigos, tal como o próprio indica, situa-se num dos principais pontos do centro histórico da cidade do Porto.

Para o responsável, Carlos Teixeira, aquilo que distingue o espaço é a qualidade dos pratos e a localização. “Estamos junto à Torre dos Clérigos e à Livraria Lello, e servimos alguns dos seus ícones gastronómicos. A nossa proximidade com espaços como as Galerias de Paris e a Cordoaria também nos torna num ótimo ponto de partida para quem procura, depois de um bom jantar, desfrutar da animação noturna portuense”, considera.

“Outro dos fatores diferenciadores passa por termos sempre a cozinha disponível, a partir das 12h e sem interrupções ao longo do dia”, indica, explicando que “ao almoço, prevalecem as opções de carta ou Menu Executivo; durante a tarde, estão disponíveis vários petiscos e a incontornável Francesinha; ao final do dia, a Happy Hour de cocktails junta-se às sempre presentes cervejas; e ao jantar regressa o menu completo para uma refeição mais composta”.

O menu da Cervejaria Clérigos é composto por petiscos para partilhar, como as tábuas de queijo, presunto ou queijo e enchidos, rissóis de leitão, chamuças e alheira; sopa, saladas, pratos de peixe, carne, opções vegetarianas, prego no pão, hambúrguer de novilho, “além da icónica Francesinha Clérigos”.

Relativamente às iguarias disponíveis nos horários de almoço é possível optar pela “costelinha de vitela a baixa temperatura, posta de vitelão laminada, entrecôte e lombo de novilho, o bacalhau confitado com migas de broa de milho e grelos e ainda o bacalhau à brás”.

“Para quem preferir vegetariano e não se aventurar na francesinha com tofu, salsicha vegetariana e vegetais pode ainda contar com um risotto de cogumelos Paris e shiitake”, refere Carlos Teixeira.

Existe também a opção do Menu Executivo ao almoço (com sopa, prato principal e sobremesa) e Menus de Grupo, a partir de oito pessoas.

“Já nas bebidas, o destaque vai para as cervejas nacionais e internacionais e ainda para a prova mais completa, com quatro copos de cervejas diferentes (10 cl) da seleção 1927. Juntam-se ainda as sangrias e cocktails clássicos, como Caipirinha, Mojito, Mimosa, Pale Tonic, Pink Tonic, entre outros. Entre as 19h e as 20h, existe uma Happy Hour, com um desconto nos cocktails”.

O grande ex-libris do estabelecimento é a Francesinha Clérigos, “preparada com os ingredientes clássicos (bife da vazia, linguiça, salsicha), acompanhada de ovo, batata palito caseira e finalizada com o grande segredo da casa: o molho especial com vinho do Porto”. Este é mesmo o prato mais pedido na Cervejaria, chegando a representar 70% das vendas feitas no restaurante.

O espaço interior do local tem capacidade para servir 70 pessoas em simultâneo e na explanada exterior 40 pessoas.

O responsável revela que está prevista uma renovação do espaço, criando, uma nova abertura ao exterior, voltada para a Livraria Lello. Nessa nova frente do restaurante, na Rua das Carmelitas, também será criada “uma segunda zona de esplanada, já a pensar no tempo de primavera e verão”.

Após a renovação do espaço, a capacidade da Cervejaria Clérigos irá aumentar para 120 lugares na sala interior e 70 no conjunto das duas esplanadas.

Horário de funcionamento: de domingo a quinta-feira, das 12h00 às 23h00; sextas e sábados das 12h00 às 24h00

Cervejaria Clérigos
Rua das Carmelitas, Passeio dos Clérigos 151 Loja A1, Porto
Contacto: 932091603

PUB
PD-Bairro Feliz