PUB
Recheio 2024 Institucional

Centros de testagem do Porto realizam mais de 14 mil testes numa semana

Centros de testagem do Porto realizam mais de 14 mil testes numa semana

Entre os dias 7 e 13 de dezembro, oscentros de testagem à covid-19 assegurados pela Câmara do Porto realizaram 14.271 testes antigénio, sendo a procura maior na Praça D. João I e em Parada Leitão.

Catarina Araújo, vereadora da Câmara do Porto com o pelouro da Educação, Juventude e Desporto, comentou que “não é de estranhar. Em Parada Leitão, pela localização junto da denominada zona da “Movida” e o facto de nesta localização terem estado mais do que um local de testagem, e a decisão de fazê-lo em horários alargados. Já na praça D. João I, porque é uma localização muito central, perto de espaços culturais, de entretenimento e restauração”.

Devido à elevada procura por testes na praça D. João I, a Câmara do Porto adaptou a resposta, tendo “em pleno funcionamento, neste momento, dois centros”.”Pareceu-nos que era a melhor forma de responder à procura que havia e minimizar o tempo de espera”, acrescentou Catarina Araújo.

Com um total de 18 centros de testagem, “17 fixos e uma unidade de testagem móvel”, assegurados pelo município, com parcerias com Germano de Sousa, Unilabs e POC Medical Care.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Questionada sobre a taxa de positividade dos mais de 14 mil testes realizados na primeira semana de funcionamento dos centros, Catarina Araújo disse desconhecer o valor, notando que a informação é publicada no SINAVE — Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica e que só as entidades de saúde e laboratórios dispõem da mesma.

À Lusa, a vereadora afirmou ainda que a autarquia vai adaptando a sua resposta consoante as necessidades e que, face à proximidade da quadra natalícia, já se “antecipou”, alargando os horários dos centros.

“Se se justificar, vamos fazer mais coisas, mas neste momento já tomámos medidas de antecipação”, disse, observando que nada leva a Câmara do Porto a concluir que os 100 mil testes antigénios disponibilizados gratuitamente “não serão suficientes”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem