
Os centros comerciais reabriram na passada segunda-feira e, nesse dia, registaram mais 25% de faturação do que na média alcançada nas segundas-feiras de abril de 2019, ano anterior à pandemia, revelam os dados da Reduniq Insights.
De acordo com a Reduniq, “os centros comerciais a nível nacional cresceram 124% esta segunda-feira face à segunda-feira anterior (12 de abril), um aumento que se justifica pelo facto de na semana passada estes estabelecimentos estarem, na sua maioria, encerrados”.
Já a comparação da faturação desta segunda-feira nos centros comerciais com a média registada nas segundas-feiras de abril de 2019, ou seja, em período de consumo normal, “verificou-se que os centros comerciais do país cresceram 25%, ficando acima dos valores pré-Covid”, salienta o comunicado enviado à VIVA!.
Algumas categorias específicas dos centros comerciais verificaram aumentos face a 2019, como a venda de artigos desportivos (+116%), perfumarias (+84%), sapatarias (+79%), pronto-a-vestir (+35%) e ourivesarias (+21%).
Já a restauração atingiu menos 7% de faturação em relação aos valores de 2019, um resultado que, segundo Tiago Oom, diretor da Reduniq, “poderá dever-se às limitações do número de pessoas nestes estabelecimentos, o que os impede de chegar a uma faturação normal”.
Também os supermercados presentes nos centros comerciais apresentaram um recuo de 11%, bem como os cinemas, que decrescem 89% face a 2019.