Até ao final do mês de abril deverão ser vacinados cerca de oito mil utentes de Santo Tirso e da Trofa, no âmbito da segunda fase do plano de vacinação, que arrancou, na segunda-feira, no Centro de Vacinação Municipal de Santo Tirso, à população com mais de 80 anos.
A informação foi avançada pelo próprio presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, numa visita ao centro, dotado de “condições de excelência, tanto a nível de segurança quanto de conforto”, na Fábrica de Santo Thyrso.
Esta iniciativa, como explicou o autarca, só foi possível em “articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES)”. “Só com este trabalho em rede é possível garantir que ultrapassamos esta situação em segurança e que conseguimos voltar a apostar no desenvolvimento social e económico do concelho e do país”, destacou.
De acordo com informação avançada pelo município, a população estará a ser contactada telefonicamente, de forma cronológica, ou seja, “começando dos mais velhos para os mais novos”.
O Centro de Vacinação Municipal conta com cinco gabinetes de vacinação e um gabinete de enfermagem e de emergência médica. A apoiar o processo de vacinação, estão uma dezena de profissionais de saúde e três colaboradores da autarquia.
Para Alberto Costa, “este é um momento de ter esperança no futuro”. O mesmo considera o presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Santo Tirso/Trofa, João Marques, que afirmou que “a vacinação é a luz ao fundo do túnel”.
Atualmente, o espaço funciona de segunda sexta-feira.