Philips S9000

Centro Português de Fotografia recebe exposição de homenagem às mulheres

Centro Português de Fotografia recebe exposição de homenagem às mulheres

O Centro Português de Fotografia vai homenagear as mulheres fotógrafas representadas na Coleção Nacional de Fotografia, através de uma exposição que inaugura este fim de semana e estará patente até meados do mês de maio.

Trata-se da exposição “Lente Feminina”, uma mostra coletiva, que reúne imagens de diversas autoras, com o intuito de mostrar “o papel das mulheres”. Durante séculos, circunscreveu-se ao lar ou à reclusão monástica, teve um novo protagonismo no final do século XIX e início do século XX quando muitos paradigmas foram postos em causa, designadamente a emancipação das mulheres e o seu envolvimento em diversas áreas e atividades da vida social, salienta a sinopse.

Entre os vários trabalhos apresentados, destacam-se as preocupações sociais de Doris Ulmann, que “retratou os trabalhadores afro-americanos nas plantações do sul dos Estados Unidos da América e da a austríaca-britânica Edith Tudor Hart que, enquanto discípula da Bahaus, tinha como objetivo devolver à arte uma missão social.

Adicionalmente, o Centro Português de Fotografia realça também Margaret Bourke-White, que aparece como a primeira mulher correspondente de guerra, enquanto Sabine Weiss Weber, nos anos 50, foi considerada a Grande Dama da fotografia humanista.

Segundo a sinopse, Vieira da Silva é também retratada, pela russa Ida Kar, que nunca “conseguiu integrar-se no ambiente fotográfico, cada vez mais comercial na década de 60”. “No final do século o leque fotográfico feminino alarga-se: nos anos 90, temos o registo fotográfico de Cristina Garcia Rodero sobre os ciganos católicos, enquanto que, simultaneamente, nos surge a teatralidade das imagens da fotógrafa-poeta – Flor Garduño”, lê-se ainda.


“Lente Feminina” inaugura no sábado, 5 de março, às 15h00, e ficará disponível para visita até ao dia 22 de maio.

De referir que a mostra chega ao Centro Português de Fotografia no âmbito da participação da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) na Estratégia Nacional para a Integração e Não Discriminação-Portugal + Igual (2018-2030) cuja temática para 2022-2025 é a não discriminação em razão do sexo e de igualdade de género.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem