PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Centro de Deteção Precoce de VIH fez 502 testes desde março

Centro de Deteção Precoce de VIH fez 502 testes desde março
Dos 502 testes realizados, quatro foram positivos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O Centro de Deteção Precoce do VIH/SIDA da Associação Abraço, no Porto, efetuou, desde março, um total de 502 testes gratuitos, a maioria a estudantes (71%), quatro dos quais deram positivo, segundo informou esta quinta-feira a coordenadora do projeto “+Abraço”, Cristina Sousa.
A iniciativa consiste na realização de testes rápidos para o VIH com o devido aconselhamento pré e pós testes, seguindo as linhas de recomendação da European Centre for Disease Prevention and Control, bem como da Coordenação Nacional para a Infeção VIH/SIDA. Dos testes realizados até ao dia 23 de agosto, 61% foram feitos a mulheres, sendo que a média de idades ronda os 26 anos. Os quatro casos positivos detetados foram do sexo masculino.
De acordo com a responsável, a análise aos dados recolhidos revela que apenas 26% dos jovens usa sempre preservativo no sexo vaginal, 17% afirma que nunca usa proteção no momento da relação sexual e 2% considera que não é aplicável o uso do preservativo no sexo vaginal.
De salientar que, com este projeto, a Associação Abraço pretende facilitar à população o conhecimento do seu estado serológico, o aumento do conhecimento sobre comportamentos de risco e respetivos meios preventivos através da realização de aconselhamento pré e pós teste, o que permitirá a redução de novos casos de infeção VIH, a diminuição da propagação da doença, o acesso atempado aos cuidados de saúde especializados e, consequentemente, a diminuição das mortes ligadas à doença. Em Portugal existem 42 mil pessoas infetadas pelo VIH/SIDA.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil