CIN - Branco Perfeito

Centro Cívico de Serzedo em construção. Obra deverá estar pronta no segundo semestre do ano.

Centro Cívico de Serzedo em construção. Obra deverá estar pronta no segundo semestre do ano.

A construção do Centro Cívico de Serzedo, que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia prevê tenha “um enorme impacto no quotidiano” da freguesia, já está a decorrer e a previsão é que os trabalhos estejam concluídos no início do segundo semestre do ano. 

A informação foi avançada pela própria autarquia, responsável pelo financiamento da empreitada, orçada em 245 mil euros – 185 mil euros referentes às obras e 60 mil à aquisição do terreno. 

A intervenção em causa passa pela construção de uma praça, que, segundo o município, tem como elemento principal o cruzeiro, pretendendo-se que esta seja um prolongamento do adro da igreja. “Isto permitirá o alargamento do espaço a novas valências de utilização, estando reunidas todas as condições para a realização de vários eventos que irão oferecer uma nova centralidade à freguesia”, explica. 

A nova praça pretende “ligar os dois lados da rua da Igreja”, pelo que a solução encontrada foi a “elevação da rua, atravessando a praça, mas ao mesmo tempo fazendo parte integrante da mesma”.  

Adicionalmente, o município explica que foi também necessário adaptar o equipamento com “duas plataformas mais elevadas com um carácter de palco”, tendo as restantes quatro “função de plateia”. 

Segundo a Câmara Municipal, a empreitada, da responsabilidade da União de Freguesias de Serzedo e Perosinho, inclui ainda, a reabilitação do tanque existente em granito, por se tratar de uma “referência do local”. O seu funcionamento está previsto como “espelho de água”.  

O projeto do Centro Cívico de Serzedo é da autoria da Direção Municipal de Infraestruturas e Espaços Públicos. 

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes