PUB
Junta da Galiza

Centenas no Porto em solidariedade com manifestantes brasileiros

Centenas no Porto em solidariedade com manifestantes brasileiros

e percorreu os Aliados com cartazes que exibiam mensagens como “+ pão – circo”, “Fim da corrupção” ou “Unidos pela Nação”.
Com a manifestação, convocada através das redes sociais, os estudantes quiseram demonstrar o “apoio ao povo brasileiro” e aos protestos que, na passada segunda-feira, reuniram cerca de 240 mil pessoas em todo o país. Em declarações à Lusa, José Pimentel, estudante de 26 anos natural da Paraíba, no nordeste brasileiro, afirmou que “a última manifestação gigantesca que houve, como está a haver agora, foi na década de 1990, quando houve o ‘impeachment’ [impugnação] do presidente Collor de Melo”. “Agora, 2013, estamos de volta ao ativo para reivindicar os nossos direitos”, acrescentou o jovem, entre a multidão pintada e vestida de verde, amarelo e azul.
Para Carina de Fátima, estudante de mestrado em História, “o Brasil já tem um histórico de acumulação de problemas em relação à política”. “Desde o processo de redemocratização de 1985, que [o país] nunca conseguiu, de facto, chegar a uma democracia que atingisse as necessidades do povo brasileiro”, defendeu a jovem, de 25 anos.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce