Recheio

Celebração do Ano Jacobeu retoma após 11 anos

Celebração do Ano Jacobeu retoma após 11 anos

Começa este mês a celebração do Ano Jacobeu e, para marcar o início, as câmaras municipais de Matosinhos e de Lamego, a Associação Monasterium (Associação de Arte, Cultura e Turismo) e a ANCIMA (Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos), uniram-se e programaram um ano de eventos e festas num projeto denominado “Património em Rede”.

A programação começa em maio de 2021 e terminará em abril de 2022 devido à pandemia. Durante todo o ano, as entidades responsáveis, organizaram um conjunto de atividades, como música, teatro, dança, circo, animação de rua, lançamento de livros, produção de filmes sobre a temática, entre outras para celebrarem aquele que é o mais antigo Caminho de Santiago.

A primeira atividade programada arranca dia 19 de maio, naquela que será uma recriação histórica da peregrinação de 11 km, dirigida pelo historiador Joel Cleto, desde a Sé do Porto ao Mosteiro de Leça do Balio, seguida por um espétaculo do Quarteto de Cordas de Matosinhos em Lamego.

Há 11 anos que o Caminho de Santiago não era celebrado dado que, Xacobeo, ou como também é conhecido, Ano Jacobeu, Ano Santo ou Ano Jubilar, apenas é celebrado quando o dia 25 de julho coincide com um domingo.

Viva! no Instagram. Siga-nos.