PUB
Recheio 2024 Institucional

CDU/Porto alerta para “grande degradação” das zonas das Eirinhas, no Bonfim

CDU/Porto alerta para “grande degradação” das zonas das Eirinhas, no Bonfim

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A CDU do Porto defendeu este domingo urgência na reabilitação das zonas das Eirinhas, no Bonfim, no âmbito do plano de pormenor da avenida Fernão de Magalhães.

Para o vereador da CDU na Câmara do Porto, Pedro Carvalho, “vai haver, agora, o plano de pormenor da Avenida de Fernão de Magalhães e o que estamos à espera é que se venha a intervir sobre toda esta área no sentido não só da sua integração no tecido urbano, mas também da reabilitação e regeneração de alguns dos bairros operários e ilhas que existem ali há muito tempo”.
Após uma visita ao local, o vereador apontou a “grande degradação de todo o edificado habitacional, com muitas casas devolutas, degradadas e de dimensões exíguas e muitas pessoas ainda a viverem sem infraestruturas de saneamento, em situações chocantes”.
“Muitas das casas estão abaixo do nível da rua, o que quer dizer que há problemas de infiltrações de água e de escorrimento de águas pluviais muito complicados de resolver”, afirmou.
A zona das Eirinhas fica situada nas proximidades do Hospital Joaquim Urbano e da avenida Fernão de Magalhães, e é, segundo Pedro Carvalho, uma das “áreas prioritárias de intervenção” da cidade, pelo que se impõe que não seja esquecida no âmbito do plano de pormenor em preparação, sendo ainda essencial assegurar que o encerramento do Hospital Joaquim Urbano, no segundo semestre do ano, não dê lugar a “mais um projeto imobiliário especulativo que não serve os interesses da cidade”.
A CDU Porto reclama ainda que, “independentemente da estratégia camarária, do ponto de vista do Governo seja criado um instrumento financeiro e, até, alguma legislação suplementar de apoio que permita agilizar os processos de regeneração ou erradicação das ilhas e núcleos habitacionais similares existentes na cidade do Porto”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile