PUB
Recheio 2024 Institucional

Católica Porto promove encontro sobre a violência de género

Católica Porto promove encontro sobre a violência de género
Assédio sexual e mutilação genital são alguns dos temas em análise na conferência “A Convenção de Istambul e a violência de género”, agendada para a próxima sexta-feira e sábado.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Promovida pela Escola de Direito da Católica Porto e pela Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, a conferência abordará, no primeiro dia, temas como a violência sexual, o assédio sexual, a perseguição e a tutela dos direitos das meninas – destacando-se, aqui, a mutilação genital feminina e os atos sexuais com adolescentes. Clara Sottomayor (docente da Católica Porto e juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça), Manuela Paupério (vice-presidente da Associação Sindical Portuguesa de Juízes) e Isabel Vellozo Ferreira (vice-presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados) são oradores nos vários painéis do dia.
De acordo com o comunicado da organização, no sábado a conferência irá centrar-se na análise da violência doméstica, do apoio e proteção da vítima, assim como do conceito de violência de género. Destacam-se, neste dia, as intervenções das procuradoras da República Aurora Rodrigues e Rita Mota Sousa, de Susana Saavedra (representante do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público) e de Lia Araújo (presidente da Comissão dos Direitos Humanos do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados).
A conferência decorre nos dias 29 e 30 de maio, entre as 10h e as 17h, no campus Foz da Católica Porto.

PUBLICIDADE