Sabor do Mês setembro (peixaria) - PD

Católica incentiva escolas a realizar aulas na Natureza

Católica incentiva escolas a realizar aulas na Natureza

“A Natureza é a melhor Sala de Aula”. É este o mote do projeto inovador do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), coordenado pela Área Metropolitana do Porto (AMP) e pela Universidade Católica Portuguesa, que pretende “estimular escolas a recorrer à Natureza enquanto espaço privilegiado para desenvolvimento físico e cognitivo dos jovens”. 

O projeto arrancou em 2018/2019 e encontra-se atualmente na sua terceira edição, contando com 78 docentes de 43 escolas e 17 municípios da AMP a implementar a metodologia da “Educação na Natureza”. O projeto envolve mais de 1500 alunos.

Ao longo destas edições, tem “desafiado os docentes de vários contextos educativos a levar os alunos, desde os que frequentam o ensino pré-escolar até ao secundário, para fora das salas de aula e a procurar na Natureza novas formas de ensino/aprendizagem”, explica a Católica, em comunicado. 

Recordando que a “Educação na Natureza” teve origem na Dinamarca e na Suécia, nos anos 50, a instituição sublinha ainda que a “aprendizagem fora da sala de aula e em pleno contacto com a Natureza é uma metodologia em crescimento nas escolas, a nível mundial, e à qual se reconhecem benefícios para o desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças e dos jovens”. 

PUB
 www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-bifedeatum&utm_campaign=sabordomes