
A pandemia de covid-19 trouxe ao país uma realidade até então pouco implementada no mercado laboral: o teletrabalho. E é com o intuito de avaliar os principais desafios desta medida, decretada pelo Governo, sempre que possível, no sentido de reduzir o número de contactos e, consequentemente, o número de infeções por covid-19, que a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, lança este estudo.
Inserido no projeto “Work@Home”, o inquérito, intitulado “Work at Home: Challenges and Management Strategies”, procura “compreender de que forma os trabalhadores portugueses se adaptaram ao modelo de teletrabalho”.
O questionário já está disponível online. Em destaque estão questões como as principais dificuldades sentidas, as estratégias utilizadas para as combater assim como o suporte recebido por parte da organização.
Com os resultados obtidos, a equipa de investigação pretende “perceber de que forma a pandemia impactou empresas e colaboradores e quais as estratégias adotadas para responder aos desafios que marcaram este período”.
A participação, salienta a Universidade Católica, é voluntária e anónima.