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Categorias especiais impulsionam mercado de vinho do Porto

Categorias especiais impulsionam mercado de vinho do Porto
No ano passado, o mercado nacional absorveu 54 milhões de euros de vinho do Porto, o que representa um aumento de 4,1% no volume de negócios, motivado pelas categorias especiais do produto.

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Dados divulgados pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) mostram que as vendas de categorias especiais de vinho do Porto – os chamados Porto “premium” – tiveram dos “melhores resultados de sempre” em 2013. De acordo com o presidente do instituto, Manuel de Novaes Cabral, estes resultados são “um sinal óbvio da valorização do vinho do Porto ao nível nacional e internacional, consequência do bom trabalho das empresas”. Para este ano, uma das grandes apostas do IVDP “é o reforço da formação e educação para o vinho do Porto, de modo a contribuir para um crescimento contínuo e sustentável da comercialização e da valorização do produto”.
Ainda que, de um modo geral, se tenha registado um decréscimo de 3,4% na quantidade total de vinho do Porto vendida em Portugal em 2013, verificou-se um crescimento de 4,1% em valor relativamente a 2012, o que se traduz num volume de negócios de 54 milhões de euros. Nas categorias especiais, onde se incluem os Vintage, Reserva, LVB, Tawnies envelhecidos, Crusted e os Colheita, Portugal registou um aumento de 5,6% na quantidade comercializada (196 mil caixas de nove litros) e de 10,5% em volume de negócios (21,5 milhões de euros).

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