Revista Sabe Bem 62

Casa Soleiro

Casa Soleiro

É numa das artérias mais famosas da cidade do Porto, na Rua Chã, ali bem perto da Igreja da Sé e da Estação de São Bento, que se localiza a histórica Casa Soleiro. Inaugurada em 1946, sob a designação de “Henrique Alves Ferreira & Filho”, nome do fundador, o negócio não mais saiu do seio familiar.

Atualmente ao comando de Emílio Silva, neto do primeiro proprietário, a Casa Soleiro é conhecida por ser uma das maiores fornecedoras de sapateiros e fábricas de calçado na cidade do Porto, começando a chegar, cada vez mais, a mercados além-fronteiras. Aqui, encontram-se “produtos de máxima qualidade para reparação de calçado e marroquinaria”, assegura o responsável.

Há desde artigos em couro, cremes e tintas de sapateiro, pomadas, cintos em couro, atacadores e muito mais, num espaço icónico onde é preservada a herança passada entre o passado e o presente. À entrada da fachada, os clientes são, imediatamente, presenteados com “dois tamancos de tamanho inusitado”, pendurados na porta, que convidam a uma viagem por uma das lojas mais encantadoras da cidade.

A chave para a longevidade da casa, que assinala este ano 75 anos de vida, deve-se, acredita Emílio Silva, à “antiguidade e perseverança” dos gerentes, que, desde sempre, primaram pela qualidade exímia do serviço e pelo atendimento personalizado aos clientes, grande parte deles a atravessarem, já, longas gerações.

Na Casa Soleiro, fervilham memórias de tempos antigos, em simultâneo, com uma vontade imensa de continuar a crescer e a levar o nome da casa, fundada pelo patriarca da família, o mais longe possível. “Os próprios turistas, quando nos visitam, ficam muito admirados por ainda existirem lojas como esta. Alguns, até já conhecem a nossa história”, revela o atual responsável, orgulhoso por todo o percurso até então.

Com um balanço naturalmente positivo, este espaço comercial portuense representa um marco importante na história do comércio da cidade, à qual está profundamente grato. “Sem a proteção do programa “Porto Tradição” já não existíamos”, assegurou Emílio Silva.

Casa Soleiro
Rua Chã 104/108, Porto

PUB
api.whatsapp.com/send?phone=+351939990111&text=Ol%C3%A1

Viva! no Instagram. Siga-nos.