PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Casa do Design é inaugurada esta quinta-feira e quer reconhecimento nacional e internacional

Casa do Design é inaugurada esta quinta-feira e quer reconhecimento nacional e internacional

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A Casa do Design, em Matosinhos, vai ser inaugurada esta quinta-feira com a abertura da exposição a “Burilada – Arte-factos para a sobrevivência”, e tem nos planos ser uma “referência nacional e internacional” na área, disse o vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha.

Durante a apresentação à imprensa da nova identidade da antiga garagem da Câmara Municipal, onde antes se encontrava a Galeria Nave, o vereador Fernando Rocha lembrou que a Casa do Design é o resultado de uma parceria com a Escola Superior de Artes e Design (ESAD) e de uma aposta da autarquia naquela disciplina, em paralelo com o investimento feito na arquitetura que se vai traduzir, no começo do próximo ano, com a abertura das novas instalações da Casa da Arquitetura.
Da parte da ESAD, José Bártolo sublinhou que a escola assume a responsabilidade da programação da nova Casa do Design e da rede de parcerias a serem estabelecidas com outras entidades, no âmbito da “consolidação de um projeto que não é apenas um espaço de exposições”.
Um dos objetivos passa por fomentar uma coleção própria, mas também desenvolver linhas de investigação através quer da Casa do Design quer do espaço Quadra-Investigação em Design, cuja abertura está prevista para este ano, na rua Brito Capelo.
A exposição “Burilada”, que permanece em exibição até ao dia 30 de novembro, vai contar com seis núcleos, disse aos jornalistas a curadora Helena Sofia Silva: conservação, demonstração, gestão, investigação, produção e reinvenção.
A Casa do Design é inaugurada às 18h de quinta-feira e contará com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce