PUB
Recheio 2024 Institucional

Casa do Costa

Casa do Costa

É uma casa portuguesa, com certeza. Assim se apresenta a “Casa do Costa” ao público. O restaurante, aberto pela primeira vez em janeiro de 2023, resulta de um projeto familiar que já há algum tempo estava “em mente” e que, apesar de não ter sido o primeiro negócio na área da restauração, foi o primeiro de cozinha tradicional.

Criar um negócio representa sempre um grande desafio. No entanto, escolher o nome não foi um deles. Para o responsável do restaurante, o espaço tinha de representar o mais importante que há na vida: a família. Assim surge a “Casa do Costa”, fazendo alusão ao nome herdado pelo pai, também sócio da empresa.

“O espaço é uma casa isolada, a cinquenta metros do mar, onde pretendemos que todos se sintam em casa. Buscamos uma decoração que transmita essa mesma sensação e conforto para aliar à nossa gastronomia e garrafeira” – acrescenta o responsável.

Ir à “Casa do Costa” é saber, antes de se sentar à mesa, duas coisas: a primeira é que vai saborear uma refeição de elevada qualidade, a segunda é que a falta de diversidade nunca será um problema.

Começando pelas entradas, também elas inspiradas pelas tradições nacionais, o chef Alexandre Martins da Silva apresenta várias alternativas, todas elas capazes de o deixar com água na boca: as ostras; as gambas ao alho; assim como os rissóis, que tanto podem ser de carne, como de sardinha, como de porco preto com queijo da serra.

Para além destas novas propostas, o chef não abre mão dos “clássicos da casa”, que funcionam perfeitamente em conjunto com as opções anteriormente descritas. Desse lote, são considerados o Presunto Bolota Gran Reserva Joselito, a Amêijoa à Bulhão Pato , o Tártaro de novilho fumado com base kimchi e o Bacalhau do Costa.

Servidas as entradas, e pensando naqueles que não dispensam o conforto de uma boa sopa, a “Casa do Costa” propõe ainda uma sopa de peixe ou de legumes, que podem ser a forma perfeita para dar início a uma refeição tradicional, mas sempre rica em sabores.

No que toca a pratos principais, a variedade de oferta, mais uma vez, é diretamente proporcional à qualidade. O responsável pelo restaurante destaca o “Arroz da Costa” como a novidade nos pratos de peixe do menu, juntando-se aos, segundo o dono, “imperdíveis” pratos de robalo braseado com arroz de tomate, polvo à lagareiro e bacalhau na brasa.

Do peixe para a carne, destacam-se também dois novos pratos: os secretos de porco preto com arroz de tomate e o Tornedó de novilho com presunto, que vêm enriquecer a oferta gastronómica do restaurante. Ainda que na “Casa do Costa” todas as opções sejam boas, o responsável consegue destacar os pratos favoritos do público.

“De entradas: tártaro de novilho, ostras, amêijoas ou o nosso presunto 100% bolota que é considerado o melhor do mundo. Em termos de pratos principais, arroz de Carabineiro, arroz da Costa, Rib eye e tornedó” – explica o proprietário.

Para finalizar a experiência gastronómica, os clientes podem optar por pedir uma das sobremesas do menu. Do Pudim do Costa ao Pão de Ló, passando pela Maçã assada ou pelo Leite creme de laranja, não faltam sugestões para adoçar o palato e terminar a refeição da melhor maneira.

Num projeto que se distingue por não olhar “ao que os outros fazem” e que tem como ex-libris a sua garrafeira com cerca de duzentas opções, na “Casa do Costa” seguem-se ideologias que assentam sempre “na qualidade do produto” e não nos preços.

A “Casa do Costa” tem um total de 53 lugares, sendo 10 deles numa sala privada. Tem também uma esplanada com capacidade para mais 20 lugares.

Quanto a projetos que possam estar para vir, ainda não se sabem grandes detalhes. No entanto, uma coisa é certa: não é a última vez que terá novidades da “Casa do Costa”, que promete continuar a criar novos projetos.

Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado das 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 22h30; domingo das 12h00 às 15h00

Casa do Costa
Rua Estevão Soares 278
4480-814 Vila do Conde
Contacto: 935483312

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce