PD - Prémio de Literatura Infantil

Casa da Música

Casa da Música
17 - Oratória de Natal I

Oratória de Natal I
17 dez 2021 | 21:00h

Quando compôs a Oratória de Natal, em 1734, Bach pretendeu aliar a estrutura tradicional das cantatas sacras, com árias, recitativos e coros, a uma inovadora concepção narrativa centrada na figura do Evangelista, interpretado pelo tenor. A obra é constituída por seis cantatas com diferentes dispositivos vocais e instrumentais, cada uma destinada a ser executada num dia específico da quadra natalícia. Neste concerto especial dirigido por Stefan Blunier, a Orquestra Sinfónica e o Coro juntam-se a quatro prestigiados solistas internacionais para interpretar as primeiras três cantatas, que descrevem o nascimento de Jesus, a anunciação e a adoração dos pastores.

19 - Sophia

Sophia
19 dez 2021 | 10:00h

A vida e a obra de Sophia de Mello Breyner são inspiração para este concerto, que se alimenta de poemas e textos da autora portuense. A liberdade de sílaba a sílaba fazermos emergir o nosso próprio poema, o jogar o som das coisas para que possam, e nós com elas, nadar no mar do silêncio, tudo isso se apresenta agora em formato canção num concerto intimista. Sophia é mar, natureza, cidade, tempo.

19 - Fernando Tordo NATAL EM CASA DE ARY

Fernando Tordo NATAL EM CASA DE ARY
19 dez 2021 | 21:00h

Fernando Tordo criou com Ary dos Santos umas das mais marcantes parcerias na história da música em Portugal. Mais do que um concerto, “Natal em Casa de Ary” é uma viagem aos tempos do número 23 da Rua da Saudade. O palco, cenicamente transformado na “sala dos veludos” da casa de Ary, servirá de ponto de partida para uma viagem pela obra de Fernando Tordo e Ary dos Santos. De “Cavalo à Solta”, “Tourada” ou “Estrela da Tarde”, passando por canções do disco Operários de Natal, e sem esquecer “Quando um Homem Quiser”, Fernando Tordo leva ao palco da Casa da Música um concerto único acompanhado pelos seus músicos. Como dira Ary dos Santos “Natal é sempre que um Homem quiser”.

22 - Oratória de Natal II

Oratória de Natal II
22 dez 2021 | 21:00h

A cidade de Leipzig teve a quadra natalícia de 1734/35 enriquecida por aquela que se tornaria uma das obras sacras mais relevantes da história. Ao longo de seis dias, nas Igrejas de São Tomé e São Nicolau, seis cantatas marcaram as festividades religiosas daquela cidade alemã. O segundo concerto que a Casa da Música dedica à Oratória de Natal de Bach é protagonizado pela Orquestra Barroca e pelo Coro, numa interpretação que poderá aproximar-se das sonoridades ouvidas na época. Inclui as três últimas cantatas deste ciclo, originalmente apresentadas a partir do Ano Novo, dedicadas à circuncisão de Jesus, à viagem dos Reis Magos e à adoração destes pelo Menino.

26 - Rodrigo Leão Cinema Project

Rodrigo Leão Cinema Project
26 dez 2021 | 21:00h

Este espectáculo, em que Rodrigo Leão se apresenta como Rodrigo Leão cinema project, reúne repertório dos três discos editados em 2020 e 2021 (O Método, Avis 2020 e A Estranha Beleza da Vida), assim como uma selecção de temas clássicos do compositor. É, por isso, bastante ecléctico, com uma grande abrangência de estilos musicais que vão do neoclássico à valsa.
Em palco, Rodrigo Leão (sintetizador e piano e coros) é acompanhado pela sua banda habitual: Ângela Silva (voz, sintetizador e metalofone), Viviena Tupikova (Voz, violino e piano), Carlos Tony Gomes (violoncelo) e João Eleutério (guitarra, baixo, sintetizador, percussão, harmónio indiano e coros). Em muitos concertos junta-se à banda um coro juvenil local interpretando, entre outras, as partes corais gravadas no álbum O Método.
São ainda de realçar as imagens projectadas em vídeo no palco da autoria de Gonçalo Santos que integram desenhos da autoria do próprio Rodrigo Leão.

FIP 2021
27/ 28/29/30 Dezembro

Ao longo de três dias e meio, três jovens percussionistas oriundos de cada uma das 7 escolas superiores reúnem-se em septetos preenchidos por alunos das diferentes instituições, para preparar uma nova obra, composta por um compositor português, que terá estreia no evento de encerramento do Festival Itinerante de Percussão (FIP). Ao todo, são três septetos em estreia, cujo trabalho de preparação será orientado por um diferente professor dessas mesmas escolas.
Os quatro professores restantes orientam Master Classes abertas também a alunos do ensino secundário.
Desta forma, juntam-se três grupos distintos de percussionistas: os profissionais que orientam o trabalho, os alunos do ensino superior que se preparam para a vida profissional e os alunos do ensino secundário que procuram uma orientação para a prossecução dos estudos no ensino superior.
No final de cada dia de trabalho, os professores das 7 escolas têm a oportunidade de se apresentar a solo.

03 - 4º Módulo - Saber Ouvir: 12º Curso Livre de História da Música

4º Módulo · Música Portuguesa do Século XX
3 jan 2022

O Curso Livre de História da Música procura renovar-se a cada ano, com temas originais adequados a qualquer melómano e uma intenção de enriquecer a experiência única da audição de boa música. Começamos o ano a percorrer os meandros da orquestra, a entender como funcionam as inúmeras combinações de instrumentos e como, ao longo da história, cresceram as suas possibilidades sonoras, sem esquecer os artistas que mais fizeram por esta evolução. Vamos falar de ópera, mas com um foco no período Barroco e no primeiro século e meio desta arte rainha da expressão das emoções sobre um palco. E porque o século XX já passou à história, é lá que vamos encontrar as linguagens revolucionárias da electrónica e também a música que se fez em Portugal, em dois módulos orientados por formadores estreantes neste curso mas que acumulam experiência e conhecimento. Vamos ainda fugir ao universo da clássica num módulo dedicado ao samba, apresentado pelo historiador brasileiro que está a realizar o estudo mais moderno e aprofundado sobre este género popular centenário.

07 Concerto de Ano Novo

Concerto de Ano Novo | Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
7/8 jan 2022 | Sala Suggia

O lendário maestro austríaco Leopold Hager regressa ao Porto para dar as boas-vindas ao Ano Novo. O programa apresenta vários êxitos da música que agitava os salões europeus do século XIX, com algumas das mais célebres valsas, galopes, polcas e aberturas. Para além de obras de Johann Strauss II, omnipresentes num pro- grama desenhado à imagem dos históricos Concertos de Ano Novo da Filarmónica de Viena, podemos ainda ouvir um conjunto de peças apelativas imaginadas por compositores que brilharam em torno da mesma época: desde Joseph Lanner, um nome central das danças de salão vienenses, ao francês Émile Waldteufel, com uma famosa valsa inspirada nos movimentos ágeis dos patinadores invernais que se divertiam no Bosque de Bolonha.

09 - Valsas de Amor

Valsas de Amor
9 jan 2022 | domingo 18:00 | Sala Suggia

“A Bem-Amada permanece acima do Tempo, para lá de qualquer técnica musi- cal, rítmica ou literária, para lá da própria morte”, escreveu Messiaen a propósito dos seus Cinq Rechants. Neles há símbolos do amor de origens diversas — de Shakespeare à cultura popular latino-americana. Num concerto sobre o amor, o incontornável legado romântico marca presença através de algumas das páginas mais populares da música vocal de Brahms — primeiro a cappella, com uma das Cinco Canções, op. 104, depois com as famosas Liebeslieder-Walzer para coro e piano a 4 mãos, que fecham o concerto com a leveza do estilo popular e a elegância da valsa.

10 - Alabama Gospel Choir

Alabama Gospel Choir
10 jan 2022 | segunda-feira 21:00 | Sala Suggia

Alabama Gospel Choir é um grupo coral constituído por 20 artistas. Neste espectáculo, presenteiam-nos com uma viagem às raizes deste géneromusical, interpretando todos os clássicos do Gospel num registo único que combina a euforia e a força com uma essência mais espiritual.
O gospel tem ganho cada vez mais seguidores, sendo particularmente apreciado na época natalícia. Este fenómeno deve-se ao sentimento e fervor, uma vez que se trata de um estilo musical potente e expressivo, em que o mais importante é a total entrega dos intérpretes.
O Alabama Gospel Choir, graças ao seu estilo único e pessoal, obteve excelentes críticas tendo vencido vários festivais, aumentando a sua popularidade e tornado-o num dos melhores representantes do gospel americano. Um espectáculo a não perder, com uma actuação renovada e fresca que transmitirá ao público a alma da música gospel.

11 - Rodrigo Teixeira

Rodrigo Teixeira
11 jan 2022 | terça-feira 21:00 | Sala Suggia

Mantendo a tradição do Ciclo de Piano, a Casa da Música convida uma jovem promessa do instrumento para inaugurar o ciclo. Natural da Maia e contando apenas 18 anos, Rodrigo Teixeira tem somado diversos prémios ao seu currículo, trabalhando com prestigiados professores. Neste recital, interpreta obras marcantes da literatura pianística, atravessando a reinvenção levada a cabo por Chopin nos seus estudos até uma das últimas composições de um símbolo do Romantismo alemão, Johannes Brahms. De destacar ainda a Balada, op. 16 de Vianna da Motta, provavelmente a obra mais interpretada deste compositor. O concerto termina com a prodigiosa versão para piano a solo do poema coreográfico La valse de Ravel, onde Rodrigo Teixeira pode explorar uma variadíssima paleta de cores.

Casa da Música
Av. da Boavista 604-610,
4149-071 Porto
Tlf: 22 012 0220

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=26112021-pli&utm_campaign=pli

Viva! no Instagram. Siga-nos.