Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Casa da Música recebe um dos maiores concursos de piano do mundo

Casa da Música recebe um dos maiores concursos de piano do mundo

A cidade do Porto vai receber, entre os dias 11 e 17 de julho, um dos maiores e mais antigos concursos internacionais de música realizado em Portugal, onde se vão reunir os melhores talentos de piano de todo o mundo.

A 24.ª edição do Concurso Internacional Santa Cecília, organizado pelo Curso de Música Silva Monteiro e apoiado pelo município do Porto, “conta com a participação de pianistas dos cinco aos 32 anos, vindos de mais de 19 países, como China, Israel, Ucrânia, Coreia do Sul, Japão e também Portugal”, adianta o portal de notícias da autarquia.

Entre os dias 11, 12 e 13 realizam-se as provas para apurar os três finalistas, de entre os 36 pianistas selecionados. No domingo, dia 17, os três jovens, “sobem a palco para o Concerto Final, onde cada pianista é acompanhado, durante a sua prova, pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, sob a batuta do maestro Osvaldo Ferreira”.

Segundo a plataforma, “os jovens participantes são organizados em duas categorias: o SCIC Juniores, com pianistas até aos 18 anos e o SCIC Principal, até aos 32 anos”. O espetáculo é aberto ao público e realiza-se na Sala Suggia da Casa da Música, pelas 18h.

O primeiro classificado terá a oportunidade de publicar um CD, participar em recitais e festivais de música em Portugal, Espanha e França e recebe ainda um prémio monetário de 20 mil euros.

No sábado, dia 16, “é promovida a Maratona de Piano Santa Cecília ao longo de 12 horas, entre as 11 e as 23 horas, na Reitoria da Universidade do Porto”, com entrada livre e gratuita.

“No total, o Concurso oferece mais de 20 mil euros em prémios e um conjunto de oportunidades de promoção da carreira dos jovens pianistas, a nível nacional e internacional”. O principal objetivo da iniciativa é “proporcionar uma «rampa» de lançamento de jovens talento além-fronteiras”.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem