PUB
CIN - Branco Perfeito

Casa da Música homenageia pianista Helena Sá e Costa

Casa da Música homenageia pianista Helena Sá e Costa

No ano em que se assinala o 110.º aniversário do nascimento de Helena Sá e Costa, “pianista e pedagoga portuense que desenvolveu uma carreira de dimensão internacional e contribuiu para a formação de inúmeros músicos”, a Casa da Música, como habitual, celebra a data com “um ciclo em que o piano assume o protagonismo”. O evento inicia esta sexta-feira, 19 de maio, e prolonga-se até domingo, dia 21.

No arranque do evento, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música sobe ao palco para interpretar sinfonias de Schumann, num espetáculo que será dirigido por Christian Zacharias no piano. Com início marcado para as 21h00, os espectadores podem contar com “o virtuosismo proeminente da Introdução e Allegro appasionato e a expressividade da Sinfonia n.º 4”, que representam a época do Romantismo germânico, segundo a informação disponibilizada no site da Casa da Música.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O ponto alto da celebração é a Maratona de Teclistas, que decorre nos dias 20 e 21 de maio, a partir das 10h00. Nos dois dias, “várias centenas de teclistas, alunos de escolas vocacionais de música de diversos pontos do país, distribuem-se pelos diferentes espaços da Casa” para mostrarem o seu talento. Desta forma, é assinalado o papel importantíssimo de Helena Sá e Costa no ensino. “Uma festa para todos, em que a música ocupa o primeiro plano”, afirma a organização.

Também no dia 21 de maio, pelas 18h00, a pianista chinesa Zee Zee, considerada a “jovem revelação internacional do piano” pela BBC, estreia-se em solo nacional. Esta traz um “recital abrangente com uma criteriosa escolha do seu último álbum”, seguindo numa viagem musical pelos temas de Franz Liszt por Suíça e Itália, “a exploração inovadora da tonalidade em Wagner, o simbolismo etéreo de Ravel e o modernismo de Schoenberg”.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce