No contexto da prevenção e contenção da propagação do novo coronavírus (covid-19), a Fundação Casa da Música anunciou esta quinta-feira, o cancelamento, com efeitos imediatos, dos concertos até ao dia 3 de abril, limitando a atividade da instituição às visitas guiadas e à restauração.
Todos os concertos que, até 3 de abril, teriam lugar na Sala Suggia, na Sala 2 e no Café foram cancelados. “O reembolso do valor dos bilhetes será feito presencialmente na bilheteira da Casa da Música, se aí foram adquiridos, ou eletronicamente, se foram obtidos online”, refere o comunicado da Casa da Música, acrescentando ainda que informação adicional será disponibilizada, caso necessário.
Já são várias as instituições culturais portuguesas que cancelaram ou adiaram a programação até ao início do mês de abril, seguindo a recomendação da Direção-Geral da Saúde (DGS) para que sejam suspensos eventos em espaços fechados que possam reunir mil pessoas ou em espaços abertos quando o público for superior a cinco mil participantes.
No Porto, Hard Club, Pérola Negra e Gare anunciaram que a programação de março iria ser cancelada. Já o Maus Hábitos e o Teatro Sá da Bandeira estabeleceram como limite os dias 26 e 24 de março, respetivamente. O Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota adiou todos os eventos agendados até ao final deste mês, permanecendo encerrado até então.
De recordar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, quarta-feira, o estado de pandemia para o surto do coronavírus.
Segundo avançou esta quinta-feira de manhã a Direção-Geral da Saúde, Portugal tem 78 casos confirmados por covid-19. Há ainda um total de 637 casos suspeitos e 133 que aguardam resultado laboratorial. Ainda de acordo com a DGS, há 4923 casos em vigilância pelas autoridades de saúde.
Também a Fundação de Serralves anunciou, quinta-feira ao final do dia, a suspensão da sua programação e o encerramento ao público, até 3 de abril, da Biblioteca, da Casa, da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, do Museu e do Parque de Serralves.
(Notícia atualizada às 10h03 de 13/03/2020).