PUB
CMPorto

Casa da Guripa

Casa da Guripa

Nada melhor do que uma boa comida caseira. É por isso e muito mais que ir à Casa da Guripa é sempre uma excelente opção. O espaço fica na bonita vila de Angeiras, decorada pelos pequenos barcos e as casinhas do mar coloridas, que fazem da paisagem um verdadeiro postal.

Ir à Casa da Guripa, antes de mais, é mergulhar num ambiente que reproduz de forma exata os costumes da terra, evidenciados pela azáfama da pesca tradicional, que nos remete para outros tempos “e dá o mote e energia ao ambiente envolvente” do espaço, tal como refere a responsável.

A Casa da Guripa, tal como o nome sugere, assemelha-se exatamente a uma casa, pautada pelo azul-mar das portas. Entrar no restaurante é sentir uma espécie de elegância familiar, que o faz sentir acolhido.

Quanto à origem do nome, há muita história por detrás do mesmo. A proprietária explica que “ao lado vive um posto outrora de vigia costeira, que em tempos de nevoeiro o vigilante na guarita, acionava as sirenes. Os pescadores ouviam o sinal sonoro e voltavam a terra”. Assim, o povo, carinhosamente, começou a chamar ao espaço “Guripa”, nome adotado pelo restaurante.

Numa casa cheia de histórias para contar, são vários os pratos que se destacam. De acordo com a responsável, o ex-libris do espaço são os “cornetos de sapateira e o pica-pau de atum nas entradas e nos pratos principais: Risotto de camarão espumante e lima, arroz do mar caldoso ou a paelha do mar”.

Só a partir desta descrição, fica-se logo de água na boca, até porque estas são só algumas amostras do menu da casa, que contempla uma imensidão de tapas, petiscos e muito mais, o que faz com que, para o cliente, ir à Casa da Guripa seja um quebra-cabeças, atendendo à oferta que tem.

Quanto aos pedidos mais frequentes, a responsável assegura que “o mais usual e nós próprios propomos é a partilha e se possível a degustação de várias coisas (em vez de pedirem um prato principal direto!)”. Ir à Casa da Guripa é, no fundo, uma experiência sensorial e gastronómica, à luz de uma carta que “tem uma grande rotação”.

Num restaurante onde o cheiro a mar e toda a envolvência transmitem uma sensação de paz e conforto inigualável, a representante da Casa da Guripa não tem dúvidas que o que distingue o espaço é a sua harmonia, “o atendimento cuidado com uma carta diversificada, bastante contemporânea” que agrada a um público, também ele, diversificado.

Outra particularidade que distingue a Casa da Guripa é o facto de se poder obter a experiência gastronómica de várias formas, em seis (!) espaços: esplanada exterior, alpendre coberto, bar, sala principal, sala da Torre e pátio da Torre.

Assim sendo, já sabe, numa altura de calor em que o tempo é convidativo a ir à praia, certifique-se que introduz as coordenadas no GPS, de forma a que este o leve à Praia de Angeiras. Depois de dar um bom passeio ou um bom mergulho, nada como sentir o mar à mesa, na Casa da Guripa.

Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 12h00 às 15h30 e das 19h30 às 22h30

Casa da Guripa
Tv. de Angeiras 20, 4455-042 Lavra
Contacto: 910609228

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem