PUB
Recheio 2024 Institucional

Casa da Arquitetura em Matosinhos abre ao público

Casa da Arquitetura em Matosinhos abre ao público

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A Casa da Arquitetura abre as portas das suas futuras instalações no próximo sábado, na antiga fábrica da Real Vinícola, para a apresentação do projeto, conferências e ainda uma festa, anunciou a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM).

As atividades, com entrada livre, vão começar às 10h30 com a apresentação do projeto pelo presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, e incluem ainda um concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos, que vai ocupar uma parte do edifício. O autor do projeto de reabilitação, Guilherme Vaz, irá fazer visitas guiadas pelas instalações.
O evento intitula-se “Obra em Festa” e pretende ser “uma celebração da arquitetura e um primeiro gesto de devolução do edifício à cidade”, de acordo com a CMM.
Às 17h, vai decorrer a conferência “Espaços Culturais e Regeneração Urbana”, pelo arquiteto João Mendes Ribeiro.
Cinco dias depois do dia mundial da arquitetura, a “Obra em Festa” vai ser marcada também pela assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal de Matosinhos, a Universidade do Porto (UP) e o INESC TEC, que “formalizará a parceria que já existe” entre as três entidades.
“A Casa da Arquitetura será o primeiro espaço expositivo português inteiramente dedicado à divulgação e valorização da arquitetura, concretizando a profunda ligação de Matosinhos a esta arte”, recordou a Câmara Municipal de Matosinhos, que lembrou ainda que na instituição estão representadas obras e espólios dos Pritzker portugueses Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.
As obras na antiga Real Vinícola começaram em maio e têm um orçamento de três milhões de euros.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz