PUB
Junta da Galiza

Casa da Arquitetura acolhe acervo de Carrilho da Graça

Casa da Arquitetura acolhe acervo de Carrilho da Graça

O arquiteto João Luís Carrilho da Graça vai incorporar na Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura o acervo de mais de 40 anos de atividade profissional. A cerimónia de assinatura do contrato está marcada para o dia 15 de fevereiro, pelas 15h30.

O acervo de João Luís Carrilho da Graça que chega agora à Casa da Arquitectura contempla cerca de trezentos projetos, entre os quais alguns bem conhecidos pelos portugueses como as Piscinas em Campo Maior (1982-1990), a Ponte sobre a Ribeira da Carpinteira na Covilhã (2003-2009) ou o Terminal de Cruzeiros em Lisboa (2010-2018).

“Entre o conjunto do material incorporado é possível encontrar desenhos e escritos de Carrilho da Graça e dos seus colaboradores, mas também uma extensa coleção de maquetas que representam tanto as obras construídas, como algumas versões diferentes das que acabaram por ser executadas, ou até mesmo, em alguns casos, projetos que não chegaram a passar do papel”, avança a Câmara Municipal de Matosinhos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Nascido em 1952, arquiteto desde 1977, João Luís Carrilho da Graça, vive e trabalha em Lisboa. À sua obra foram atribuídos diversos prémios e distinções, nomeadamente Ordem de Mérito da República Portuguesa (1999); Prémio Pessoa (2008); Prémio Piranesi – Prix de Rome (2010); Ordre des Arts et des Lettres – República Francesa (2010); Medalha da “Académie d’Architecture”, Paris (2012); Prémio Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo (2012); Prémio Anual Aquisição de Arquitectura pela Academia Nacional de Belas-Artes (2014); International Fellowship do Royal Institute of British Architects (2015); Ordem da Instrução Pública da República Portuguesa (2019), entre muitos outros.

A cerimónia de assinatura do contrato de depósito do acervo vai decorrer no dia 15 de fevereiro, pelas 15h30, no Arquivo da Casa da Arquitectura e a apresentação da obra estará a cargo de Delfim Sardo. A iniciativa tem entrada livre.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce