Esta sexta-feira, 19 de novembro, a Casa da Arquitectura, em Matosinhos, inicia as celebrações do seu quarto aniversário, com uma “programação intensa e de acesso gratuito”, que contará com um total de 35 eventos.
A iniciativa prolonga-se durante três dias e dará aos visitantes, à semelhança das últimas edições, a oportunidade de participarem em “visitas orientadas e inclusivas” às exposições e espaços da casa. Além disso, existirão ainda “atividades para crianças e famílias, onde se incluem performances artísticas e um conjunto de debates e apresentações, revelaram os promotores.
As visitas orientadas às exposições arrancam logo na sexta-feira, a partir das 10h00, com destaque para a “Radar Veneza ‐ Arquitetos Portugueses na Bienal 1975‐2021” e “What? When? Why not? Portuguese Architecture”. No mesmo dia, estreia na Casa da Arquitectura (19h30/21h30) a performance de dança “De Lugar Nenhum / From Nowhere”, que pretende “alertar para a maior crise humanitária desde a 2.ª Guerra Mundial – a crise dos refugiados”. A sessão repete no sábado, às 19h30 e 21h00.
Também no sábado, 20 de novembro, o Serviço Educativo da Casa da Arquitectura vai trabalhar, para os mais pequenos, a Oficina “A Casa do Vento Chinfrim”. Samuel Silva e Duarte Amorim apresentam, a partir das 10h00, a instalação “Levitação”, um desenho de luz e som que cruza a arquitetura do espaço com versos da “Explicação das Casas” de Daniel Faria.
O dia será também “marcado pelas artes performativas”, com a estreia, pelas 10h00, da performance urbana “Bodies in Urban Spaces” de Willi Dorner, com coprodução da Companhia Instável. Em causa está um “trilho em movimento, coreografada para um grupo de dançarinos”, que conduz o público por partes selecionadas de espaços públicos e semipúblicos.
“Ponto-Traço” e “Vizinhos” estreiam também no sábado, dia em que decorrerá também a Cerimónia de Assinatura da Doação de Acervo Teresa Fonseca à Casa da Arquitectura que conta com uma apresentação da obra e da arquiteta portuense por Nuno Lacerda Lopes.
No último dia do evento, domingo, os visitantes terão oportunidade de ver ou rever vários eventos da programação, com destaque para a Visita Orientada Inclusiva à Casa da Arquitectura, às 14h00, que vai contar com Audiodescrição.
O quarto aniversário da Casa da Arquitectura contará também tendas de Street Food, à volta do Quarteirão da Real Vinícola.