PUB
Recheio 2024 Institucional

Carta de apresentação: dicas para um currículo destacado

Carta de apresentação: dicas para um currículo destacado

No mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os pormenores fazem a diferença. Um currículo claro, com toda a informação necessária e pontos que destaquem as suas faculdades, será essencial para se distinguir de outros candidatos a uma posição.

Para um empregador que possa ler centenas de currículos num dia, pode ser difícil escolher alguém para a função pretendida. E é aí que entra em cena algo que certamente tornará o seu currículo distinto: uma carta de apresentação.

Criatividade e rigor são a chave

As cartas de apresentação criativas e que estejam bem escritas vão fazer com que se distinga de outros candidatos, tenham estes ou não enviado carta de apresentação. Mas quais são os segredos de uma boa carta de apresentação? Vamos tentar perceber.

Dependendo da sua área de formação, conhecer a estrutura ou ter ideias para uma carta de apresentação pode parecer um desafio. Contudo, para tal propósito há plataformas com modelos de cartas de apresentação tanto simples como criativas e profissionais, elaboradas para o ajudar a destacar-se no mercado de trabalho.

Foto: Thought Catalog – Unsplash

Mostre a sua paixão pela área

A plataforma dar-lhe-á umas luzes por onde deverá ir. Mas existem técnicas que podem ajudar a conseguir uma carta de apresentação de qualidade. Uma das abordagens pode ser uma boa descrição em que demonstra a paixão pela área de trabalho. Deve mostrar o entusiasmo pela profissão, mas sem exagerar.

Outro ponto que o fará distinguir-se é usar o formato de história. Pode optar por algo mais específico ou falar de forma mais geral de como chegou onde chegou, e como descobriu que essa área em concreto era o seu destino.

Personaliza ao máximo

O melhor será não ser muito genérico, mas sim personalizar ao máximo. Provavelmente está a candidatar-se a uma empresa que está alinhada com muitos dos seus valores e isso pode e deve ser destacado na sua carta de apresentação.

Usar palavras-chave relacionadas com o setor a que se está a candidatar também pode ser importante. Caso uma empresa use um software para analisar o seu currículo, este vai distinguir-se se estiverem lá palavras-chave das quais estes teoricamente estão à procura.

Também existe a possibilidade de se apresentar com uma infografia. Isto fará mais sentido se o emprego desejado exigir habilidades gráficas, que são assim evidenciadas desde o início ao empregador. Mas como em qualquer parte do currículo, menos é mais, e não deves exagerar na quantidade de informação sob pena de se tornar ruído.

Foto: Glenn Carstens-Peters / Unsplash

Use uma frase impactante

Não se pode esquecer de colocar pelo menos uma frase impactante que possa deixar marca em quem o poderá recrutar. Seja uma frase sua ou mesmo uma citação, deve colocá-la no princípio ou no fim da carta para ter o maior impacto possível. Isso demonstrará que é uma pessoa emocional, e que tem algo de valor para acrescentar.

No fundo, uma carta de apresentação será sempre vista como um complemento ao seu currículo. Ao usar algumas ou todas estas ideias, vai seguramente conseguir distinguir-se dos restantes candidatos e ficar mais perto de conquistar o lugar que ambiciona.

É essencial saber de onde vem e para onde pretende ir. Se conseguir mostrar isso ao recrutador e tiver as qualificações necessárias para o cargo, irá seguramente para o topo da lista dos possíveis contratados.

Artigo patrocinado

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce