
E, se por alguns dias, voltássemos aos bons velhos tempos, em que andar na rua era sinónimo de liberdade, sem que houvesse sempre a preocupação de olhar para os carros? Não é preciso sonhar, até porque vai ser mesmo uma realidade na Avenida Rodrigues de Freitas, no Porto, dia 3 de setembro (domingo).
Nesse dia, desapertam-se as embraiagens, puxam-se os travões de mão e estacionam-se os carros, porque o verdadeiro “trânsito” é de “jogos, gincanas, magia e até aulas de salsa” (via JN). Desta forma, regressa o programa “A Rua é Nossa”, que faz parte integrante do “Plano para Resgatar o Espaço Público na Cidade”.
Gosta de dar umas boas pedaladas enquanto convive? Então, recomendamos que não se deixe dormir pela manhã dentro, até porque as atividades iniciam-se com uma gincana de ciclismo. Depois, por volta das 10h30, é hora de começar os “Jogos do Hélder”, para os quais só são precisas duas coisas: madeira e corda. Aliás, três: madeira, corda e boa disposição, claro!
Sai a manhã, entra a tarde, mas a animação continua, num Porto cheio de magia. Literalmente, na medida em que vão existir, na Avenida Rodrigues de Freitas, atuações de ilusionismo, que prometem deixar os portuenses boquiabertos.

Acabam-se os truques, logo isso significa que é hora de dar um pezinho de dança. Ah, e não se preocupe! Se for, como se diz na gíria, um “pé de chumbo”, não há problema nenhum, na medida em que a Escola Sabor Latino estará presente no local, precisamente, para dar uma aula de “street salsa”.
Se não tiver possibilidade de comparecer na Avenida Rodrigues de Freitas, este domingo, dia 3 de setembro, temos uma boa notícia: não há problema! Isto porque, até ao dia 24, todos os domingos serão de atividades, entre as 10h e as 19h.
Como referido anteriormente, a animação decorre na Avenida Rodrigues de Freitas, mais concretamente, entre as ruas de D. João IV e do Duque de Saldanha. Para moradores, é importante reforçar que, entre as 9h e as 20h, existirão condicionamentos de trânsito, pelo que haverá um corte de via.
Tal como refere o Porto Canal, “serão consideradas exceções o acesso de moradores a garagens e aos lugares de mobilidade reduzida, assim como as cargas e descargas, a realizar entre as 9 e as 10 horas”.
Foto: Guilherme Costa Oliveira