PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Carros da Presidência da República em exposição na Alfândega do Porto

Carros da Presidência da República em exposição na Alfândega do Porto

Na mostra, intitulada “O motor da República: os carros dos Presidentes”, será possível ver quatro coches e dez automóveis que vão desde o alvor da República – cujos presidentes começaram a viajar com os coches que pertenciam à monarquia – até ao Mercedes de 2000 que deixou de estar ao serviço da presidência há pouco mais de um mês.
A exposição está dividida em três núcleos – a I República, o Estado Novo e a Democracia – que representam, de acordo com Amândio Felício, do Museu da Presidência da República, “diferentes formas de encarar a utilização do automóvel” ao longo dos últimos 100 anos da nossa história. O primeiro automóvel da exposição é o Packard Super Eight, um modelo produzido até ao início da II Guerra Mundial, que abre portas para os carros usados durante a ditadura, viaturas imponentes, “elevadas à condição de ferramentas de propaganda e difusão dos valores do regime”, tal como descreve Amândio Felício.
Após a Revolução dos Cravos assiste-se, acrescenta o responsável, à “democratização das viaturas presidenciais”, que passam a responder simplesmente “às necessidades de deslocação rápida em segurança”, imperando as marcas alemãs, Mercedes e Audi.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce