PUB
Recheio 2024 Profissional

Carrinha que apela “Pela Saúde de Portugal” partiu do Porto rumo a 7 cidades

Carrinha que apela

A cidade do Porto foi o local escolhido para a partida da carrinha “Pela Saúde de Portugal”, que pretende alertar a população para a problemática da hipertensão arterial e risco cardiovascular global.

O projeto em causa foi desenhado pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão, no âmbito da “Missão 70-26” e vai percorrer um total de oito cidades do país, incluindo o Porto, até julho do próximo ano.

No Porto., a Câmara Municipal do Porto cita declarações da vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Catarina Araújo, também embaixadora da iniciativa, que revela que “a hipertensão arterial afeta um em cada três adultos em todo o mundo”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Portugal é um dos países da Europa com maior prevalência de hipertensão e, no Porto, dados do Observatório Regional de Saúde do Norte, relativos aos dois agrupamentos de centros de saúde da cidade (Porto Ocidental e Porto Oriental), colocam a hipertensão entre as principais causas de morbilidade, entre 2016 e 2021”, acrescentou.

Com este projeto, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão pretende “aumentar a literacia [da população] na área da hipertensão” e alcançar 70% de controlo dos hipertensos seguidos nos cuidados de saúde primários até 2026.

Foto: Andreia Merca

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile